Em 2022, o Estado do Piauí demonstrou um desempenho notável na produção de soja e milho, contribuindo significativamente para o panorama agrícola do Brasil. Com uma produção de soja totalizando impressionantes 3.077.485 toneladas de grãos, o Piauí se classificou como o 11º maior produtor do país, respondendo por 2,54% do total da produção nacional desse grão.
Dois municípios piauienses se destacaram nessa conquista. Baixa Grande do Ribeiro alcançou a impressionante marca de 812.354 toneladas de soja, conquistando a 20ª posição no ranking nacional de produção desse grão. Logo em seguida, o município de Uruçuí obteve um desempenho igualmente notável, garantindo a 39ª posição com uma produção de 588.747 toneladas de soja. Vale ressaltar que Sorriso, no Mato Grosso, liderou o país com uma produção massiva de 2.118.690 toneladas de soja.
No que diz respeito à produção de milho, novamente Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro se destacaram entre os maiores produtores do Brasil em 2022. Uruçuí conquistou a 36ª posição, com uma produção de 571.207 toneladas de milho, enquanto Baixa Grande do Ribeiro ficou na 40ª posição, com 520.653 toneladas. A nível nacional, Sorriso, no Mato Grosso, manteve a liderança, registrando a maior produção de milho do país, com um impressionante total de 3.787.800 toneladas.
Em termos de produção agrícola nos Estados brasileiros, o Piauí obteve o 11º lugar na produção de soja e o 8º lugar na produção de milho em 2022. Essas conquistas refletiram na economia do Estado, com uma contribuição de 2,36% do total da produção nacional de milho e 2,54% da produção de soja.
No entanto, o Estado líder em ambas as categorias foi o Mato Grosso, que se destacou com uma produção impressionante de 38.025.387 toneladas de soja, representando 31,5% do total nacional, e 38.331.222 toneladas de milho, o que corresponde a 35,03% da produção total de milho no Brasil. Estes números consolidam o Mato Grosso como líder incontestável na produção de grãos no país.
Impossível não fazer a comparação com o que o Piauí produzia produzia ou pelo menos se propunha a produzir há 37 anos. Na gestão do ex-governador Alberto Silva, a Secretaria de Agricultura ousou propor uma produção no ano de 1987 de 1 milhão de toneladas de grãos. E hoje só com milho e soja o Estado se destaca na produção nacional. Um feito incrível graças aos desbravadores dos nossos cerrados que destemidamente enfrentando todas as adversidades empreenderam e acreditaram no Piauí.
Os bravos agricultores do Sul do país se embrenharam nas terras de Uruçuí e entorno, no Alto Parnaíba e em pouco mais de três décadas transformaram toda uma a região numa grande fronteira agrícola. O agro alavanca o desenvolvimento naquela região mesmo sem contar com o apoio e a infraestrutura necessária por porte dos governos ao longo dos últimos 30 anos. A região ainda hoje sofre com a falta de estrada e possui um abastecimento de energia elétrica ainda precário.
Por tudo isso não é nenhum exagero afirmar que o agro colocou o Piauí no mapa da produção brasileira de grãos.
Por Douglas Ferreira