Por Wagner Albuquerque
Acaba de ocorrer um fato incomum. Pela primeira vez na história do Brasil, bandidos escaparam de uma penitenciária federal. O episódio aconteceu na unidade de Mossoró (RN), nesta quarta-feira (14), e é o primeiro caso de fuga em um presídio de alta segurança gerenciado pelo governo federal.
A primeira penitenciária do sistema federal foi inaugurada em 2006, e atualmente há cinco dessas unidades distribuídas pelo Brasil. As penitenciárias federais sempre se destacaram pela sua rigidez e por serem quase impossíveis de fugir. O setor de inteligência identificou a evasão de dois presos e enviou um alerta para todos os agentes penitenciários.
Os fugitivos foram reconhecidos como Rogério da Silva Mendonça, apelidado de Querubim, Chapa, Cabeça de Martelo ou Martelo; e Deibson Cabral Nascimento, chamado de Tatu, Deisinho ou Deicinho. Ambos são do Acre e estavam na penitenciária federal de Mossoró desde 27 de setembro de 2023.
O secretário André Garcia, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), está se dirigindo a Mossoró com membros da pasta. Garcia assumiu o cargo na semana passada. A Polícia Federal (PF) já foi mobilizada para atuar na busca pelos fugitivos e na apuração das responsabilidades pela fuga inédita. A informação atual é que os dois criminosos fariam parte do Comando Vermelho.