Por Douglas Ferreira
O setor agrícola dos cerrados piauienses enfrenta desafios devido à precariedade de algumas estradas e trechos de rodovias estaduais. Apesar das melhorias registradas no último ano, ainda há muito a ser feito. Atualmente, estão em andamento as obras na chamada Rodovia da Soja, que visam aprimorar o escoamento da produção agrícola no Sul do Piauí.
De acordo com o governo piauiense, a previsão é que as obras na Rodovia da Soja sejam concluídas até mês de dezembro deste ano. Com a pavimentação de 53 km da rodovia PI 392, essa importante via se tornará um corredor logístico fundamental para o agro no Estado, contribuindo significativamente para o transporte eficiente da produção agrícola da região de Baixa Grande do Ribeiro e Ribeiro Gonçalves.
A responsabilidade pela execução dessas melhorias recai sobre o Governo do Piauí, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O trecho em processo de melhorias se estende desde a sede da Bunge Alimentos, em Uruçuí, até a Fazenda Brejo Seco, prometendo facilitar o acesso e o transporte de produtos agrícolas, beneficiando diretamente os produtores da área.
As obras na Rodovia da Soja são vistas com otimismo pela Aprosoja/PI.
“Esta é uma obra muito importante, pois a PI 392, juntamente com a PI 247, BR 330 e a BR 135, quando totalmente pavimentadas, irão compor o que chamamos de ‘Anel Rodoviário da Soja’ do cerrado piauiense. Estas rodoviárias, conjuntamente com a PI 397 (Transcerrados) e a PI 391 (Perimetral Sul) são as principais rodovias da região de maior produção de grãos do Estado”, conclui Rafael Maschio, diretor excutivo da Aprosoja/PI.