Com o objetivo de trazer à educação infantil noções de empreendedorismo e inteligência financeira, Parnaíba inaugurou, no dia 9 de março, a primeira escola de empreendedorismo voltado à crianças e adolescentes. A Escola de Empreendedorismo, Negócios e Inovação (ENI) é a primeira de todo o Nordeste a trazer uma metodologia de ensino que instiga os pequenos a entenderem o que é o empreendedorismo.
A professora doutora em administração Celina Olivindo, que também é CEO da startup ‘Farofa Social’ e Sócia Fundadora da ENI, explica que a ideia surgiu a partir da necessidade de implementar, desde cedo, a educação financeira, socioemocional e também a veia empreendedora nos estudos das crianças, fomentando o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a vida.
Celina Olivindo aponta que o colégio busca instigar na criança a ideia de que, além de um trabalho formal, existem muitas outras coisas que elas poderão exercer no futuro. “Sempre percebi que existe uma lacuna desde o nosso nascer ao momento em que começamos a pensar em empreender. O mercado hoje é voltado para adultos e jovens universitários. Então passei a me perguntar: e as crianças e adolescentes? Hoje, a maioria das pessoas empreende por necessidade e não por oportunidade. Então, ao olhar o mercado americano, por exemplo, é perceptível o quanto eles instigam na criança a ideia de empreendedorismo”, explica.
De acordo com Celina Olivindo, a ideia é que a metodologia da ENI se torne uma rede franqueada e assim chegue a outros locais. “Já estamos conversando com o Sebrae sobre a possibilidade de institucionalizarmos a ideia para que outras instituições possam replicar”, comenta a professora.
Longe de ser uma escola tradicional, ENI irá ensinar por meio de conceitos teóricos e atividades lúdicas voltadas a idade de cada aluno, estimulando o ócio criativo. “Iremos desenvolver atividades teóricas, onde apresentamos o conceito das palavras e trabalhamos com jogos educativos para as crianças. A ideia é sempre trazer o contexto da cooperação e da competição. Esses assuntos serão introduzidos transversalmente. Serão aulas divertidas e criativas para despertar a criatividade”, detalha Celina Olivindo.
Fonte: Portal Piauí Negócios