Move Notícias

Publicado em: 2 novembro 2023 às 11:34 | Atualizado em: 2 novembro 2023 às 11:36

Para fugir do calor o teresinense priorizou a visitação aos cemitérios nas primeiras horas da manhã

Por Douglas Ferreira

Os ambulantes se queixaram das vendas abaixo do esperado – Foto: Douglas Ferreira

No Dia de Finados, a tradição de visitar os cemitérios em Teresina se mantém firme. Nas primeiras horas da manhã, os 12 cemitérios da cidade receberam uma intensa visitação. O teresinense costuma optar por ir cedo, aproveitando a temperatura amena, e também para participar da missa de finados que celebrada em muitos cemitérios. É um dia de reflexão e homenagens aos entes queridos que se foram, e a presença nas capelas e nos campos santos é uma maneira de prestar respeito e lembrar aqueles que já partiram.

O destaque nesse Dia de Finados ficou por conta da grande movimentação no cemitério de Santo Antonio, no bairro Buenos Aires, o maior da cidade, na zona Norte da capital. Situação semelhantes ocorreu nos cemitérios das Areias e do Promorar. Até os cemitérios mais tradicionais da cidade, o São José e o São Judas Tadeu, receberam um número surpreendente de visitantes.

A visitação começou intensa nas primeiras horas da manhã mas foi esvaziando com o passar das horas e o aumento do calor – Foto: Douglas Ferreira

Nas necrópoles de Teresina, os ambulantes ofereceram velas, flores, coroas e água, mas muitos deles relataram vendas abaixo do esperado. Alguns vendedores, como Seu Ambrósio, que escolheu um cemitério em uma área nobre da cidade, mencionaram que tinham vendido apenas cinco caixas de velas até por volta das 11h. Dona Matilde também reclamou da baixa venda de coroas.

No cemitério de São Judas Tadeu, os vendedores protestaram pela falta de um banheiro químico no estacionamento, que é um ponto de comercialização nesse dia. Eles destacaram que o cemitério só possui um banheiro, destinado ao público masculino, o que causou insatisfação.

No cruzeiro do cemitério São Judas Tadeu a movimentação foi pequena – Foto: Douglas Ferreira

Por outro lado, os vendedores das empresas funerárias se destacaram pelo fardamento e pela presteza ao atender os visitantes. Algumas funerárias inovaram, incluindo a apresentação de um saxofonista, proporcionando uma atmosfera diferente e reconfortante para aqueles que foram homenagear seus entes queridos já falecidos.

O Dia de Finados é um momento de reflexão e lembrança, e as atividades nos cemitérios refletem a importância dessa data na cultura local.