Por Douglas Ferreira
A operação de repatriação chamada “Operação Voltando em Paz” para trazer de volta ao Brasil um grupo de brasileiros e seus familiares que estavam na Faixa de Gaza, em meio ao conflito que ocorre no Oriente Médio está quase chegando ao fim. A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou do Aeroporto de Cairo, no Egito, com previsão de paradas técnicas em Las Palmas, Espanha, e na Base Aérea do Recife, em Pernambuco, antes de chegar a Brasília.
A operação inclui 22 brasileiros, 7 palestinos com Registro Nacional Migratório (RNM) e 3 palestinos parentes próximos de brasileiros. O grupo passou pela imigração no domingo (12) e estava hospedado em um hotel na capital egípcia. Lá o grupo foi recebidos por uma equipe médica da FAB.
A repatriação é organizada em meio a uma situação em que os brasileiros em Gaza não estavam inicialmente autorizados a deixar a região. A pasta do Desenvolvimento Social e a Casa Civil estão trabalhando para fornecer identidades, auxiliar em pedidos de refúgio, oportunidades de trabalho e acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) para os brasileiros repatriados.
É uma iniciativa importante para garantir a segurança e o retorno desses cidadãos ao Brasil. Especialmente considerando o contexto tenso na Faixa de Gaza após o grupo terrorista Hamas invadir Israel, no dia 7 de outubro e promover uma matança generalizada de israelenses e cidadãos de outros países. Além de sequestrar dezenas de pessoas.
Em defesa da soberania o governo revidou e o conflito está estabelecido. São tantos contra-ataques de ambos os lados que já ganhou dimensão de uma guerra entre o Hamas e Israel.