A violência e a criminalidade atingiram níveis alarmantes no Piauí, abrangendo várias cidades, desde Cajueiro da Praia, no litoral, até Cristalância, no extremo Sul do Estado. O crime organizado e as facções criminosas estão exercendo influência e causando terror na sociedade, desafiando as forças de segurança estaduais.
Na manhã desta quinta-feira, 4, foi iniciada uma nova Operação de Combate às Organizações Criminosas que têm causado preocupação nas cidades da planície litorânea, incluindo Buriti dos Lopes, Cocal, Parnaíba e Luis Correia. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado – FICCO, no Piauí lançou a Operação Forças Integradas, com o objetivo de combater essas organizações criminosas na região norte do Piauí.
A operação mobilizou mais de 100 policiais, incluindo agentes federais, civis, militares, rodoviários federais e penais. A missão: cumprimento de 26 mandados judiciais, sendo 10 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão.
As investigações apontam que os investigados estão envolvidos em organizações criminosas que atuam no tráfico de drogas, venda de armas e munições, além de estarem relacionados a roubos e homicídios cometidos no contexto de facções criminosas na região litorânea do Estado. Durante a operação, duas prisões em flagrante foram efetuadas, e foram apreendidos dinheiro, drogas, celulares e veículos.
A ação policial contou com o apoio da Delegacia de Polícia Federal em Parnaíba/PI, do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Teresina e Piripiri, bem como dos Batalhões de Polícia Militar de Parnaíba e Luís Correia.
Essa operação está alinhada com um dos eixos de atuação do Ministério da Justiça e Segurança Pública. E se concentra no cumprimento de ordens de prisão contra investigados e condenados envolvidos com organizações criminosas que cometem crimes violentos.
O nome da operação destaca a integração das forças de segurança pública do Piauí, seguindo as diretrizes do Ministério da Justiça e da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí.
Não resta dúvida de que operações como esta são necessárias e na maioria das vezes produzem resultados satisfatórios. Mas dado o avanço dessas crime organizado e das facções criminosas em todo o Piauí se faz necessária uma atuação diária e efetiva. Até porque, no intervalo entre uma operação e outra esse organismos criminosos se proliferam de forma assustadora.
Por Douglas Ferreira