Por Douglas Ferreira
Duas tragédias em menos de uma semana abalaram a comunidade de Oeiras e, consequentemente, todo o Estado do Piauí: a morte de duas pessoas e um animal de grande porte por eletrocussão. O primeiro incidente ocorreu no sábado, 16, quando um homem foi fatalmente eletrocutado ao entrar em contato com uma cerca eletrificada.
Uma segunda pessoa também recebeu uma descarga elétrica, mas sobreviveu. O dono da casa foi autuado por homicídio doloso, pois assumiu o risco de morte ao eletrificar a cerca de arame farpado conectada diretamente à tomada com corrente de 220 volts.
O município de Oeiras está situado no sertão piauiense, a cerca de 310 km da capital. A vítima foi identificada como F. P. S. S., que faleceu instantaneamente ao entrar em contato com a cerca eletrificada. O proprietário da residência, cujo nome não foi divulgado, mas apenas as iniciais L.F.F. dos S., foi levado à delegacia e autuado por homicídio doloso, caracterizado pela intenção de matar.
O delegado Welder Melo informou à imprensa que a vítima estava trabalhando em uma obra na casa e, ao retornar no sábado, acabou tocando na cerca e sofrendo o acidente fatal.
“Ele estava transportando carradas de areia dentro do quintal da residência durante todo o dia anterior. À noite, a cerca de arame farpado foi conectada diretamente à tomada de 220 volts, pelo dona da casa, mesmo sabendo que o trabalho seria concluído no dia seguinte”, explicou o delegado.
O proprietário do imóvel alegou ter eletrificado a cerca de maneira irregular para evitar roubos de galinhas em sua propriedade.
“Solicitamos a prisão preventiva do proprietário e o pedido foi deferido após parecer favorável do Ministério Público. Ele deverá passar por uma audiência de custódia na segunda-feira (19) e ser encaminhado ao sistema prisional”, concluiu Melo.
O segundo caso
Um segundo incidente envolveu um vaqueiro e o animal que ele montava. Ambos foram eletrocutados e faleceram nesta quarta-feira (20) no povoado Buriti do Rei, localizado na zona Rural do município de Oeiras.
O vaqueiro estava montado em um jumento quando o animal acabou entrando em contato com um fio de alta tensão que estava no chão, resultando na eletrocussão de ambos. Apesar do acionamento da equipe do SAMU, o vaqueiro veio a óbito no local. O jumento também não resistiu aos ferimentos e veio a falecer.
Em decorrência do acidente, o fornecimento de energia elétrica na região foi temporariamente interrompido. Em nota, a Equatorial afirmou que vai investigar o ocorrido e destacou que está prestando apoio à família da vítima.
Nota da Equatorial
A Equatorial Piauí informa que tomou conhecimento de um acidente com vítima fatal envolvendo a rede elétrica na zona rural de Oeiras, no povoado Buriti do Rei, nesta quarta-feira (20). A Distribuidora lamenta o ocorrido, se solidariza com os familiares e esclarece que está em contato com parentes da vítima para prestar todo o suporte necessário.
A empresa enviou uma equipe ao local para recompor a rede elétrica e restabelecer o fornecimento de energia no povoado. A Equatorial informa que está contribuindo com a apuração para identificar as causas do acidente.