Por Douglas Ferreira
Uma filmagem viral no país, registrada por um motorista, que exibe duas onças-pintadas cruzando uma rodovia era e atribuída à região serrana no Piauí, não corresponde à realidade. O vídeo foi analisado por uma agência de checagem, a COAR, que concluiu que a imagem não foi capturada em uma estrada no município de Pedro II. Nem tão pouco, no Estado do Ceará, conforme indicado por alguns usuários no Whatsapp.
A COAR, ao analisar as imagens através do Google Lens, descobriu que o vídeo foi gravado pelo produtor de eventos Luís Cláudio Gonçalves do Nascimento. De acordo com relatos ao portal G1, o vídeo foi registrado na BR 262, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, durante uma viagem com amigos. O incidente ocorreu em meados de junho, quando o grupo de amigos de Luís Cláudio retornava de Corumbá para Campo Grande.
Além disso, o ambientalista e geógrafo Jairo Galvão, explicou que a presença de onças-pintadas é confirmada na Serra da Capivara e em outros Estados do Nordeste.
“Há onça-pintada em todos os biomas do Brasil, com maior ou menor presença, influenciada por condições naturais ou pela presença de pessoas”, esclareceu Galvão.
O vídeo em questão circulou também em diversos Estados por mais de dois meses e chegou a ser erroneamente associado a São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.