Por Wagner Albuquerque
Na tarde de hoje, terça-feira (05), o Facebook e o Instagram enfrentaram instabilidades. Usuários relataram dificuldades ao tentar acessar as plataformas, encontrando erros ao iniciar sessão ou mensagens como “Sessão expirada” e “Página não pode ser carregada”. Problemas também foram reportados em outros serviços pertencentes à Meta.
Conforme informações do Downdetector, os problemas no Facebook iniciaram-se aproximadamente às 12:13, com um pico de mais de 27 mil relatos às 12:28. Muitos usuários mencionaram que suas sessões foram encerradas tanto no aplicativo quanto na versão para navegadores, sem sucesso ao tentar estabelecer nova conexão.
Os horários estão alinhados com os relatos de falhas no Instagram, que registrou pico de problemas reportados às 12:17 com mais de 3.700 notificações no Downdetector. No mesmo período, houve um pico de reclamações referentes ao WhatsApp, embora as notificações sejam significativamente menos frequentes.
Também registrando picos de reclamações, o Facebook Messenger, plataforma de mensagens integrada ao Facebook, teve 112 notificações de falha no serviço de rastreamento de status da Ookla. O Threads também apresenta erros e não pode ser acessado.
A princípio, usuários acreditavam que suas contas haviam sido invadidas. Conforme apurado pelo TudoCelular, o Facebook está apresentando as falhas de sessão na versão web e no aplicativo para Android e iOS. O Instagram não desconecta a conta do usuário, mas falha ao carregar o feed de notícias e o perfil em todas as plataformas.
A própria conta oficial do X entrou na onda de reclamações e memes gerados pela falha nos serviços da Meta. “Nós sabemos porque todos vocês estão aqui agora”, diz a publicação.
A pane ocorre menos de um mês após usuários perceberem instabilidades na versão web do Facebook. Em janeiro, o Instagram também registrou problemas com relatos de lentidão no carregamento do feed.
A Meta ainda não comentou publicamente sobre as instabilidades apresentadas por seus serviços, mas com base nos relatos no X (antes conhecido como Twitter), os problemas parecem não estar limitados aos usuários no Brasil. No momento, detalhes específicos sobre a abrangência da pane são desconhecidos.