Por Douglas Ferreira com informações Cidade Verde
Há mais de duas décadas, os europeus descobriram a encantadora praia de Barra Grande, situada no município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí. Este paraíso natural é famoso pelos ventos fortes e águas mornas, condições ideais que impulsionaram a prática do kitesurf. E hoje o vilarejo sedia etapas de campeonatos nacionais e internacionais.
A descoberta de Barra Grande pelos europeus pode ser avaliada pelos muitos empreendimentos imobiliários e pousadas na região, grande parte de propriedade de estrangeiros, especialmente europeus. Hoje, o pitoresco vilarejo de Barra Grande ganhou notoriedade no cenário internacional e já recebe turistas do mundo inteiro.
O vilarejo está se consolidando como um destino turístico de renome na Europa, sobretudo, Portugal. A afirmação é do diretor-superintendente do Sebrae Piauí, Júlio Cesar Filho. Com suas belezas naturais e praias preservadas, Barra Grande é promovida intensivamente pelo governo do Piauí, visando atrair mais investimentos e visitantes.
Segundo Júlio César, eventos que destacam as atrações do Estado são cruciais para garantir investimentos. A Mostra Piauí Sampa, que acontece no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo, de 25 a 29 de junho, é uma dessas iniciativas importantes. Foi em eventos como esse que agências de turismo europeias decidiram incluir Barra Grande como um destino turístico no Brasil.
“No ano passado, realizamos um evento significativo em Lisboa, em parceria com o governo do Estado, onde apresentamos o Piauí como um destino turístico à comunidade europeia. Levamos cerca de 20 empresários para uma rodada de negócios, e convidamos agências de turismo de Portugal, destacando operadoras europeias de grande relevância. Uma novidade para todos: Barra Grande já está sendo comercializada como pacote turístico em Lisboa. É por meio dessas ações que podemos revelar o potencial do nosso estado”, enfatizou.
O superintendente destacou ainda, que, “É uma grande satisfação retomar este evento, apresentando nosso artesanato, turismo, joias, gastronomia e criando oportunidades de negócios para os empresários piauienses. Durante toda a semana, discutiremos vários segmentos da nossa economia, demonstrando que o Piauí é um selo de oportunidades”.
Sávio Normando, presidente interino do Conselho Deliberativo do Sebrae Piauí, destacou que eventos que promovem o empreendedorismo piauiense garantem resultados positivos para o Estado.
“Este evento promove o empreendedorismo, retornando a São Paulo após 10 anos e trazendo o melhor da nossa cultura e turismo. É uma grande vitrine de oportunidades, com expectativas de gerar novos negócios e manter os já existentes”, ressaltou.