Move Notícias

Publicado em: 20 janeiro 2024 às 17:26

O frio que mata: 67 vítimas nos EUA devido à queda na temperatura

Por Douglas Ferreira

Só no Estado do Tennenssee 19 pessoas morreram em consequência do frio – Foto: Reprodução

O frio extremo e a queda incessante de neve estão deixando um rastro de 67 mortes em 13 Estados dos Estados Unidos, num cenário desolador que assola principalmente o oeste de Nova York. A situação é crítica e há o temor de que piore.

Compreenda o que está acontecendo com as condições climáticas

Desde a semana passada, ao menos 67 pessoas sucumbiram às severas condições meteorológicas. O Tennessee é o Estado mais afetado, registrando 19 óbitos, seguido por Oregon, com 11, e Illinois, com seis.

Kentucky também sofreu perdas, com cinco vítimas, conforme informou o governador em comunicado à imprensa. Além disso, houve cinco mortes na Pensilvânia, no Mississippi e no Estado de Washington.

Mais de 100 milhões de cidadãos, aproximadamente 30% da população dos EUA, estão sob alertas meteorológicos de inverno. Isso abrange o Noroeste do Pacífico, Planícies do Norte, Médio Atlântico e Nordeste.

Algumas pessoas se arriscaram nas ruas tomada pela neve – Foto: Reprodução

Na sexta-feira (19), uma nova camada de neve cobriu novamente o nordeste do país, desencadeando protocolos de emergência em diversas áreas. As autoridades alertam para as condições perigosas que podem tornar as viagens noturnas arriscadas.

A precipitação de neve teve início em partes do meio-Atlântico e Nordeste dos EUA na manhã de sexta-feira, 19, após atingir o Meio-Oeste e os Grandes Lagos na noite anterior (18).

Regiões do leste do Kentucky e toda a área da Virgínia Ocidental registraram acumulação de 7 a 15 centímetros de neve. A neve persistiu em Washington, DC, Baltimore e Filadélfia durante a tarde de sexta-feira. Washington já havia acumulado mais de 5 centímetros de neve pela manhã, enquanto Baltimore registrava mais de 7 centímetros no final da manhã.

Estava prevista uma queda adicional de 10 a 15 centímetros de neve na Filadélfia na noite de sexta – Foto: Reprodução

As maiores quantidades de neve se concentraram ao sul da cidade de Nova York. O Central Park registrou 0,1 polegada de neve no início da tarde de sexta-feira, enquanto o Aeroporto LaGuardia registrou 0,6 polegada.

As autoridades da cidade de Nova York emitiram alertas de viagem para sexta-feira, destacando baixa visibilidade e possíveis atrasos nas viagens.

Mais ao Norte, a neve persistente na área de Buffalo, em Nova York, deve continuar ao longo do fim de semana, com a expectativa de até 7 centímetros de neve adicional.

A neve mais intensa, alcançando até 20 centímetros, pode cair na costa Sul da região dos Grandes Lagos, incluindo Cleveland, Ohio, e Erie, Pensilvânia, na manhã deste sábado (20).