Move Notícias

Publicado em: 23 julho 2024 às 22:45 | Atualizado em: 23 julho 2024 às 22:45

O dia mais quente já registrado no mundo é confirmado por observatório europeu; descubra qual foi

Por Wagner Albuquerque

Imagem: Reprodução

O mundo registrou o dia mais quente já documentado neste domingo, 21 de julho, segundo informações do observatório europeu Copernicus, divulgadas nesta terça-feira, 23 de julho. A temperatura média global do ar na superfície atingiu 17,09°C, superando todos os registros anteriores.

O recorde anterior havia sido estabelecido também em julho, no ano de 2023, quando a temperatura média global chegou a 17,08°C. Embora os dados ainda sejam preliminares, o observatório Copernicus destaca que este é um recorde histórico em seus registros, que remontam a 1940.

Junho de 2024 marcou o décimo terceiro mês consecutivo de recordes de calor na Terra. Desde junho de 2023, cada mês subsequente tem sido o mais quente já registrado, o que, segundo cientistas e autoridades, reforça a emergência climática que estamos vivendo. Este aumento constante nas temperaturas tem gerado preocupações crescentes entre especialistas.

Além dos recordes mensais, outros marcos alarmantes foram atingidos. O número de dias com temperaturas 1,5ºC acima do nível pré-industrial atingiu um novo máximo, e pela primeira vez, o mundo registrou um dia com a temperatura média global 2°C acima da era pré-industrial. Julho de 2023 foi tão quente que pode ter sido o mês mais quente em 120 mil anos, com as temperaturas médias de setembro superando o recorde anterior em 0,5°C.