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Publicado em: 8 fevereiro 2024 às 10:03 | Atualizado em: 8 fevereiro 2024 às 10:03

Novela Boeing 737 MAX: problemas em perfuração de dois furos nas fuselagens; entenda

Por Wagner Albuquerque com informações de CNN

A Boeing anunciou a descoberta de um novo problema na produção dos jatos 737 Max. De acordo com Stan Deal, chefe da unidade de aeronaves comerciais da empresa, um funcionário da Spirit AeroSystems, fornecedora da Boeing, notificou a fabricante de aviões sobre a má perfuração de dois furos nas fuselagens dos jatos.

Cinquenta aviões, que ainda não foram entregues, passarão por retrabalho para corrigir o defeito. Essa nova falha na produção representa mais um golpe para a reputação da Boeing, que vem sofrendo abalos nos últimos cinco anos

Fabricação Boeing 737 Max. Foto: Reprodução.

Problemas da Boeing

No mês passado, durante um voo do 737 Max 9 da Alaska Airlines, um plugue de uma porta estourou, causando um buraco na lateral do avião.

A causa exata desse incidente ainda é investigada, mas o CEO da Boeing, David Calhoun, assumiu a responsabilidade pelo ocorrido e afirmou que a empresa precisa ser melhor em evitar esse tipo de falha.

Diante desse novo problema na produção dos jatos 737 Max, a fábrica da Boeing em Renton, Washington, dedicará vários dias nesta semana para realizar os reparos necessários.

Essa falha na produção dos jatos Max faz parte de uma preocupação maior com problemas de qualidade enfrentados pela Boeing nos últimos anos. A empresa tem se apoiado cada vez mais em fornecedores para a montagem de peças essenciais das aeronaves, como é o caso da Spirit AeroSystems, responsável pela construção das fuselagens dos jatos 737 Max.

Segundo a CNN, o chefe de aeronaves comerciais da Boeing reconheceu que também há problemas com aviões nas próprias instalações de produção da empresa.

Boeing perde bilhões de dólares

Essas falhas na produção e suspensões nas entregas têm causado problemas para os clientes das companhias aéreas, resultando em perdas financeiras contínuas para a Boeing.

No ano passado, a empresa teve um prejuízo de US$ 2,2 bilhões e acumulou uma perda total de US$ 26,7 bilhões nos últimos cinco anos.

Como consequência desses problemas, dois grandes clientes da Boeing, United Airlines e Southwest Airlines, cancelaram seus pedidos de novas versões do 737 Max. A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos ainda não aprovou esses aviões para transportar passageiros.

O incidente no voo da Alaska Air foi o ponto crucial para a decisão da United Airlines em interromper os planos de receber o Max 10 ainda este ano. Essa nova falha na produção dos jatos 737 Max só aumenta os desafios enfrentados pela Boeing após as duas tragédias ocorridas em 2018 e 2019, que resultaram na paralisação da aeronave por 20 meses.