Move Notícias

Publicado em: 29 março 2024 às 07:11 | Atualizado em: 28 março 2024 às 18:29

No Paraná produtor aumenta a produção de urucum em 30% utilizando lodo de esgoto

Por Douglas Ferreira

O urucum é usado na indústria de alimentos, farmacêutica e têxtil – Foto: Reprodução/Getty Images

Produtores brasileiros há muito vêm descobrindo maneiras criativas e naturais de substituir os adubos químicos. E essa biotecnologia é mais simples e barata do que muitos imaginam. O uso de lodo de esgoto, por exemplo, está impulsionando a produção de urucum em Paranacity, no Paraná. Propriedades agrícolas que adotaram esse insumo estão observando um aumento de até 30% na colheita desse cultivo, graças à riqueza em matéria orgânica e micronutrientes presente no lodo.

Nessa cidade do interior paranaense, conhecida por ser uma das principais produtoras de urucum do Estado, a introdução do lodo de esgoto fornecido pela empresa de saneamento Sanepar tem sido fundamental. Junto com Cruzeiro do Sul, Paranacity lidera o cultivo desse produto no Estado do Paraná e representa a terceira maior região produtora do Brasil, com cerca de 600 hectares de urucuzeiros cultivados.

De acordo com relatos da Sanepar, o agricultor José Monteiro testemunhou um aumento significativo na produtividade desde que começou a utilizar o lodo em 2022. Na última safra, após a aplicação desse resíduo, Monteiro colheu 9,2 mil quilos de urucum, um aumento de 31% em comparação com a safra anterior, na qual obteve cerca de 7 mil quilos.

Mesmo diante de adversidades como geada, ele destaca que alcançou esse resultado sem a necessidade de outros adubos químicos ou cloreto de potássio, compartilhando sua experiência positiva com outros agricultores da região.