Avenida Humberto Pietrogrande recebeu 150 mudas de ipê, pau-brasil, caneleiro e oiti
Nesta quinta-feira, 21 de setembro, Dia da Árvore, foi lançado em Teresina, o projeto “Alameda da Justiça”. O evento ocorreu em frente ao Tribunal de Justiça do Piauí e reuniu diversas autoridades, incluindo o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida Sousa, o prefeito José Pessoa, o secretário municipal de Meio Ambiente, Luis André, o presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado, e o idealizador do projeto, Silvio Leite.
O projeto envolve o plantio de aproximadamente 150 mudas de diversas espécies, incluindo ipês, flamboyants, caneleiros e oitis, ao longo da Avenida Padre Humberto Pietro Grande, localizada na zona Sudeste de Teresina. Essa iniciativa é parte de um esforço conjunto entre o Tribunal de Justiça do Piauí – TJPI, e a Prefeitura de Teresina, e tem como objetivo principal a arborização urbana dessa região da cidade. O plantio foi concentrado no canteiro central da avenida, entre as pontes Wall Ferraz e Anselmo Dias.
O prefeito declarou que , “este será apenas o primeiro de uma série que pretendemos promover em várias áreas da nossa cidade”.
O ambientalista Waldemar Rodrigues também expressou seu apoio ao projeto, destacando “a importância de plantar árvores ornamentais, mas também frutíferas para promover a oxigenação da cidade ao longo do ano”.
Já o presidente do TJ destacou “a importância em participar de um projeto importante que vai embelezar e trazer qualidade de vida para a população de Teresina”.
A coordenadora do Núcleo Socioambiental do TJPI, Nakeida Mousinho, explicou que “as mudas terão em média 1,80 metros de altura e que a irrigação ficará a cargo da Águas de Teresina. Essa parceria garantirá que as mudas recebam a quantidade adequada de água, principalmente durante o período quente conhecido como BR-O-BRÓ”.
Além disso, ela informou que, “a área arborizada pretende se tornar um cartão postal da cidade, contribuindo para uma Teresina mais verde e proporcionando sombra e beleza à região”.
A empresa Águas de Teresina entra na parceria como a responsáevl por regar as mudas até que elas se transformem efetivamente em árvores. “Esse é um processo fundamental para que as mudas vinguem. A empresa participa de outros 15 projetos em parceria com a Prefeitura de Teresina”, enfatizou Jacy Prado.
O empresário Sílvio Roberto Leite, idealizador do projeto agradeceu o empenho de todos os órgãos envolvidos a execução do Alameda da Justiça.
“A realização desse projeto me deixa extremamente feliz pois sei que firmamos parcerias com instituições sérias e comprometidas com o meio ambiente da nossa cidade. Além disso, a Alameda da Justiça vai dar a Teresina uma contribuição significativa no seu aspecto paisagístico e ambiental proporcionando mais qualidade de vida à nossa gente”.
Por fim, Silvio Leite lembrou que Teresina está predestinada a ser uma cidade cada vez mais verde.
“Essa predestinação está nas palavras do poeta caxiense Coelho Neto, primeiro a chamar Teresina de “cidade verde” e também no hino do município que destaca ‘verde que te quero verde'”.
Por Douglas Ferreira