Por Douglas Ferreira
Após uma demora considerável, a Nissan finalmente decidiu entrar na disputa para desafiar a liderança da Fiat Toro e da recém-lançada Chevrolet Montana no segmento das picapes médias. Em parceria com a Renault, a montadora japonesa anunciou o lançamento de sua nova picape intermediária, projetada para competir diretamente com os modelos da Fiat e da Chevrolet.
A Nissan já havia confirmado anteriormente que, como parte de sua parceria com a Renault, estava desenvolvendo uma picape intermediária inédita para o mercado da América Latina. Agora, revelou os próximos passos individuais da marca, reafirmando seus planos para o modelo e estabelecendo um prazo, mais próximo do que se esperava.
De acordo com os planos divulgados, a Nissan pretende lançar 30 novos veículos em todo o mundo até 2026. Isso significa que a nova picape concorrente da Toro e da Montana será apresentada nos próximos dois anos, podendo chegar ao mercado brasileiro em 2027.
Embora os detalhes sobre o veículo ainda sejam escassos, é provável que ele seja baseado na sucessora da Renault Oroch, que foi antecipada em 2023 pelo conceito Renault Niagara. Consequentemente, o modelo da Nissan será produzido junto com sua “prima” francesa em Córdoba, na Argentina, seguindo o mesmo padrão das picapes médias Nissan Frontier e Renault Alaskan.
A nova picape da Nissan será construída sobre uma plataforma monobloco, possivelmente derivada da plataforma modular RGMP do Grupo Renault, que tem como base a CMF-B. Essa configuração proporcionará um entre-eixos de cerca de 2,95 metros.
Embora seja cedo para especular sobre a motorização, o conceito da picape da Renault foi apresentado como híbrido, utilizando o motor 1.3 turbo atualmente presente no Duster e na Oroch, associado a motores elétricos, incluindo um motor elétrico traseiro para tração 4×4. Esse motor, atualmente importado, também será nacionalizado.
No caso da picape da Nissan, outras tecnologias híbridas, como o sistema e-Power da Nissan, que utiliza tração elétrica proveniente de um motor-gerador a combustão, também não podem ser descartadas. Independentemente da escolha, a proposta da Nissan promete ser bastante inovadora em comparação com seus concorrentes diretos.