Move Notícias

Publicado em: 19 outubro 2023 às 22:58 | Atualizado em: 20 outubro 2023 às 15:41

Neste Dia do Piauí nossa justa homenagem a todos os que fazem desta terra um lugar melhor para se viver

Por Douglas Ferreira

O Piauí tem Campo Maior a Terra dos Carnaubais – Foto: Reprodução

No dia 19 de outubro, o Estado do Piauí celebra seu Dia, marcando um importante episódio da história do Brasil. Embora não seja o aniversário do Estado, essa data representa um marco fundamental de independência e orgulho para a sua gente. Há exatos 201 anos, em 19 de outubro de 1822, a Vila de Parnaíba, situada no Piauí, proclamou a sua adesão à independência do Brasil, que havia sido proclamada por Dom Pedro I no mês anterior.

O Piauí desempenhou um papel crucial na independência do Brasil, e sua história está marcada por uma das poucas batalhas sanguentas ocorridas às margens do Riacho do Jenipapo, na atual cidade de Campo Maior. O povo piauiense demonstrou sua coragem e determinação na luta pela independência, um reflexo do espírito guerreiro que caracteriza essa terra.

O Piauí tem Baixa Grande do Ribeiro grande produtor de soja – Foto: Reprodução

Além do papel histórico na independência, o Piauí também teve grande importância econômica no período colonial, com suas terras férteis e produtivas, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do Brasil. Mas foi na pecuária extensiva do gado, sua maior contribuição. Seja na agropecuária, com destaque para a produção de algodão, milho e soja ou na extração de recursos naturais, o Estado desempenha um papel fundamental.

Hoje, o Piauí é um Estado rico em belezas naturais e atrações turísticas. O Delta do Parnaíba, o único delta em mar aberto das Américas, é um exemplo impressionante da riqueza natural da região. Seu litoral, embora seja o menor do Brasil, é um dos mais belos e preservados, oferecendo praias de águas mornas, claras e dunas de areia branca.

O Piauí tem o Delta do Parnaíba o único em mar aberto das Américas – Foto: Reprodução

O Piauí também é conhecido por seus diversos pontos turísticos, como as Sete Cidades de Pedra, em Piripiri/Piracuruca, com suas formações rochosas únicas; a Cachoeira do Urubu, no Rio Longá, em Esperantina; o majestoso Cânion do rio Poti, que se estende, desde o município de Crateús, no Ceará, passando por Buriti dos Montes, Castelo do Piauí até chegar em Boqueirão; Serra das Confusões, a Capadócia piauiense; e a Serra da Capivara, que abriga um dos mais ricos acervos de arte rupestre do mundo, com mais de mil sítios arqueológicos.

Além disso, o Piauí é repleto de cachoeiras refrescantes, lagoas exuberantes, e tesouros naturais como os poços jorrantes de Cristino Castro. A hospitalidade do povo piauiense, seu calor humano e sua receptividade são reconhecidos em todo o país, fazendo de cada visita a essa terra uma experiência única.

O Piauí tem poços jorrantes – Foto: Reprodução

A localização geográfica da capital do Piauí, Teresina, na região chamada de Meio Norte do Brasil fez florecer um comércio pujante. Fruto de homens obstinados que devotaram uma vida ao comércio na capital e nas principais cidades do Estado. A localização da única capital setaneja do Nordeste favoreceu o desenvolvimento de um polo de saúde e de educação que atrai pessoas dos quatro cantos do país.

Ao longo de sua história, o Piauí revelou grandes nomes nas artes e nas letras, mas também no meio empresarial. Esta é a terra das oportunidades e do empreendedorismo. E aqui poderia citar uma pleiade de nomes notáveis como: Zequinha Freire, Gil Martins, Davi Cortellazzi, José e Jesus Elias Tajra, Valter Alencar, Valdeci Cavalcante, Rufino Damásio. Homens visionários que ousaram sonhar e construíram grandes empresas e grupos empresariais.

Mas não podemos esquecer de figuras que mesmo não tendo nascido em solo piauiense adotaram essa terra como sua segunda terra natal. Homens e mulheres da estirpe de João Claudino Fernandes, do Grupo Claudino, Walter Evangelista, o Rei das Motos, Van Fernandes, do Carvalho Super, e tantos outros piauienses de coração. Todos grandes geradores de emprego e reda.

Assim, apesar das adversidades, o Piauí é uma terra de orgulho, cultura rica, belezas naturais e povo ordeiro, batalhador e honesto. Terra do Sol, a “Filha do Sol do Equador”, como é carinhosamente chamada, o Piauí é uma jóia no coração do Nordeste brasileiro. Neste Dia do Piauí, celebramos não apenas o passado glorioso, mas também o presente vibrante e o futuro promissor deste Estado que tanto tem a oferecer ao Brasil e ao mundo.