Por Douglas Ferreira
Neste dominto, 5 de maio, o narcotráfico sofreu um grande revés com a apreensão inédita de cocaína e pasta base, numa quantidade substancial. O feito foi realizado pela equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município de Santo Antônio de Lisboa, no Sul do Piauí.
A carga, avaliada em R$ 133 milhões, estava camuflada dentro de uma remessa de milho. Segundo a PRF, esta é a maior apreensão de cocaína registrada este ano no Brasil. Ao todo foram apreendidos 675 tabletes de cocaína e 100 tabletes de uma substância similar à pasta base de cocaína.
O superintendente da PRF/PI, Bruno Dias, ressaltou que “a apreensão dessa quantidade de entorpecentes é incomum, especialmente no Piauí, uma vez que geralmente ocorre em regiões de fronteira do país”.
Dias acrescentou que, “a colaboração da Polícia Militar foi fundamental para essa operação”, destacando a integração entre as forças de segurança.
A abordagem ao caminhão que transportava milho ocorreu no domingo (5) próximo a Santo Antônio de Lisboa na micro-região de Picos, no Sul do Estado. Os dois ocupantes do veículo, de 36 e 32 anos, já tinham registros policiais, um por porte ilegal de arma de fogo e o outro por posse de drogas.
Durante a entrevista aos ocupantes, os policiais notaram um comportamento nervoso e suspeito, o que levou a uma investigação mais detalhada. O veículo foi encaminhado ao posto de Picos, onde os policiais encontraram o motorista com pinos de cocaína destinados à revenda.
A droga estava escondida dentro da carga de milho, sendo necessário um minucioso trabalho para encontrá-la. Ao todo os policiais identificaram e apreenderam 675 tabletes de cocaína e mais 100 tabletes de pasta base de coca.
Os dois suspeitos foram presos e encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Teresina. A droga, que tinha como destino final a cidade de Russas, no Ceará, foi interceptada no trajeto de Sinop, no Mato Grosso, até seu destino final.
Isso prova que além de centro consumidor de cocaína, o Estado do Piauí é também uma rota alternativa utilizada pelo narcotráfico para o transporte de grandes quantidades de droga para toda a região Nordeste.