Move Notícias

Publicado em: 15 março 2023 às 17:40

MOVE participa de audiência na Câmara Municipal para tratar da segurança e infraestrutura do centro da capital

A Câmara de Teresina realizou, na manhã desta terça-feira (14), uma audiência pública para debater a revitalização, reurbanização e segurança pública no Centro de Teresina.  O debate contou com a presença do Presidente do Movimento Empreender Teresina (MOVE-PI), Arthur Feitosa, do Presidente da SAAD Centro, Roncalli Filho, do Presidente da Federação do Comércio, Denis Cavalcante, Presidente da Siduscom, Guilherme Fortes, Vice-presidente do CAU-PI, Sergio Lebre, Presidente do Creci-PI, Pedro Nogueira, da Gerente do Patrimônio Cultural do Estado do Piauí, Patrícia Mendes, e Presidente Sindlojas, Tertulino Passos.  

 

A Câmara debateu o projeto que deve ser entregue ao prefeito Dr. Pessoa sobre a otimização do Centro através de uma reestimulação do comércio e o setor de serviços, investimentos em mobilidade, segurança e arborização. Além disso, as entidades públicas e privadas propuseram um mapeamento do patrimônio cultural tombado no centro da capital como forma de valorizar o turismo e a cultura local.

 

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Siduscon), Guilherme Fortes, argumentou em defesa do projeto de lei que impulsiona o empreendedorismo no centro da capital. “Queremos no dia 28 entregar para o prefeito esse projeto de lei que vai ter o projeto, a pesquisa e também vai ser pedido o terminal rural. Também, em parceria com o Sebrae, criar um programa de treinamento, incentivo e empreendedorismo focado exclusivamente para aqueles negócios locais. Lembrando que a única que vai ser pedida fora da competência do setor empresarial é a iniciação do processo em três passos. Para que a gente gere lucro e segurança e isso cresça cada vez mais”, pontua o Guilherme Fortes.  

 

O Presidente do Move, Arthur Feitosa, destacou ações efetivas que podem ser desenvolvidas na localidade para estimular o empreendedorismo. “O estímulo à atividade empreendedora é uma pauta importante para o Centro de Teresina e ela precisa ser discutida através dos eixos de mobilidade urbana como é a questão do transporte público e dos estacionamentos no centro da capital, estímulos aos empreendedores daquela região como foi discutido a redução do IPTU para os imóveis comerciais” frisa.

 

“Além disso é necessário levar mais tranquilidade ao centro e despertar a vontade das pessoas morarem na região, juntamente com a parte comercial de bares e restaurantes. Porque depois das 18 horas e nos fins de semana a região fica totalmente desabitada. Isso contribui de maneira marcante com o alcance dos níveis de desenvolvimento do setor produtivo naquela região, ampliando as oportunidades de emprego e renda”, analisa Arthur Feitosa.