Por Douglas Ferreira
Durante a confraternização do Movimento Empreender Piauí – MOVE, foi realizada a primeira edição da entrega da Comenda Mérito Empreendedor que vai homenagear empresários, empresas e lideranças empresariais do Piauí que se destacaram nas áreas de Serviço e Saúde, Industrial e Comercial. Cada seguimento da comenda possui um patrono que durante sua trajetória de vida prestou relevantes serviços ao Piauí e aos piauienses em suas áreas: Serviços e Saúde, o médico humanitário David Delphino Cortellazzi; Industrial, o empresário e empreendedor João Claudino Fernandes e Comercial, o também empresário Agostinho Pinto.
Logo após a exibição de um vídeo documentário, sobre as ações do MOVE foram anunciadas as três comendas e seus oito homenageados em concordância com inciso 1º do Art. 6º do Estatuto Social da Diretoria Executiva do MOVE/PI, que regulamenta a Concessão das honrarias Mérito Empreendedor Industrial, Mérito Empreendedor Comercial e Mérito Empreendedor de Serviços e Saúde.
As Comendas Mérito Empreendedor estão assim distribuídas:
– 04 (quatro) Comendas Mérito Empreender Industrial João Claudino Fernandes – 02 (duas) designadas para homenagear personalidades da Industria Geral e 2 (duas) designadas para homenagear personalidades da Agroindústria.
– 2 (duas) Comendas Mérito Empreendedor Comercial Agostinho Inácio Pinto designadas para homenagear personalidades ou entidades ligadas à atividade comercial;
– 2 (duas) Comendas Mérito Empreendedor de Serviços e Saúde David Delphino Cortelazzi designadas para homenagear personalidades ou entidades diretamente ligadas à atividade da prestação de serviços e de saúde.
MÉRITO EMPREENDEDOR INDUSTRIAL JOÃO CLAUDINO FERNANDES
E o primeiro a ser honrado com na Comenda Mérito Empreendedor Industrial João Claudino Fernandes foi: JOAQUIM COSTA FILHO
Joaquim Gomes da Costa Filho é um profissional destacado com uma extensa trajetória acadêmica e profissional. Formado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UNB) e pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí em convênio com a FUNDACENTRO, ele possui uma sólida base educacional. Começou como balconista/auxiliar no Armazém Piauí até sua posição recente como Diretor Comercial do Grupo Telhas Mafrense até 2016. Além disso, desempenhou papéis cruciais em organizações como a Construtora Mafrense Ltda e o Grupo Mafrense, onde foi diretor administrativo e diretor-presidente, respectivamente. Foi Presidente da Associação Industrial do Piauí (AIP) e desempenhou papéis de liderança em órgãos como a Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Foi também secretário de Desenvolvimento Econômico de Teresina e secretário de Indústria e Comércio do Piauí.
A segunda homenageada na comenda Mérito Empreendedor Industrial João Claudino Fernandes foi: CLÉDIMA MEDEIROS.
Clédima Gomes de Medeiros possui formação em Ciências Contábeis pela CESVALE, em 1990, continua investindo em conhecimento, concluindo em 2010 um MBA em Gestão Empresarial pela FGV e atualmente cursando a segunda pós-graduação em Consultoria Financeira pela UNEED. Sua jornada profissional começou na Distribuidora Amazonense LTDA, empresa do pai, evoluindo para a administração financeira e, posteriormente, assumindo a Indústria de Beneficiamento de Arroz – CEVAP, que completa 30 anos em 2023. Além de expandir os negócios para a GRANARE no Tocantins, em 2020, Clédima adquiriu uma fazenda no Maranhão em 2023, demonstrando sua visão empreendedora e inovadora.
O terceiro homenageado na comenda Mérito Empreendedor Agro industrial João Claudino Fernandes foi: TIAGO JUNQUEIRA.
Tiago Maximiano Junqueira, é natural de Ribeirão Preto/SP, é engenheiro agrônomo graduado pela UNESP de Jaboticabal – SP. Aos 28 anos, em 2004, chegou ao Piauí e, em parceria com sua família, adquiriu a Fazenda Chapada Grande, no município de Regeneração, na região do médio Parnaíba. Em um cenário onde a produção de soja era inexistente, Tiago e sua família desbravaram e implementaram o maior projeto agrícola da região. Este empreendimento não apenas gerou empregos e divisas para a economia estadual, mas também se destacou por produzir alimentos para o mundo, promovendo o desenvolvimento sustentável em uma área de fronteira agrícola. Além disso, tornou-se um polo de referência ao divulgar as potencialidades do setor agrícola por meio de dias de campo, influenciando e atraindo numerosos investimentos tanto no Piauí quanto no Maranhão.
E o quarto homenageado na comenda Mérito Empreendedor Agro industrial João Claudino Fernandes foi: MERVAL SANTOS.
Merval Neres dos Santos Filho, nasceu em Parnaíba em 1965. Após concluir a formação em Administração pela UNIFOR, retornou a Parnaíba, assumindo com determinação as empresas do grupo, incluindo a Santos Indústria e Comércio LTDA, Merval Neres dos Santos, e M. N. dos Santos Transportes. Seu foco se estende também à Agropecuária Indústria e Comércio Santos LTDA, onde se destaca na produção, beneficiamento e distribuição de arroz, e à E.M Santos Agroindústria e Comércio LTDA, indústria de Laticínios. Sob sua gestão, o Laticínio Longá oferece uma linha de 37 produtos, atendendo aos estados do Piauí, Maranhão, Pará e Ceará. Com três décadas de atuação, Merval é um visionário que impacta positivamente o desenvolvimento econômico e social das regiões onde atua.
MÉRITO EMPREENDEDOR COMERCIAL AGOSTINHO PINTO.
O primeiro homenageado na comenda Mérito Empreendedor Comercial Agostinho Pinto foi: VALDECI CAVALCANTE.
Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante, nascido em Parnaíba, em 1952, é uma figura multifacetada com uma trajetória notável. Advogado e professor, leciona na Universidade Federal do Piauí, na Escola Superior da Magistratura e na Escola Superior da Advocacia, contribuindo para a formação de futuros profissionais. Além da atuação acadêmica, é empresário no Setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Com uma destacada presença no cenário nacional, ocupa o cargo de 1° Vice-Presidente da Confederação Nacional do Comércio e preside o Sistema FECOMÉRCIO Sesc/Senac no Piauí. É membro dos Conselhos Nacionais do Sesc, Senac e CNC, além de assumir a Presidência do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento – IFPD. No âmbito cultural, Valdeci é Presidente da Academia Maçônica de Letras e membro de diversas Academias de Letras, como as do Piauí, Campomaiorense de Artes e Letras, Parnaibana de Letras, Teresinense de Letras, entre outras. Além de seu compromisso institucional, é autor de dez obras literárias, explorando variados temas culturais. Em janeiro de 2024, lançará mais uma obra intitulada “Simplicio Dias da Silva: O Herói e sua Epopeia”.
O segundo homenageado na comenda Mérito Empreendedor Comercial Agostinho Pinto foi: JOSÉ ALVES NETO.
José Alves de Sousa Neto, nascido no povoado Tabuleiro Alto, Município de São João dos Patos/MA, é um empreendedor que trilhou um notável caminho desde a juventude. Originário de uma família de lavradores e pecuaristas, sua jornada começou cedo, trabalhando na lavoura com o pai e, aos 15 anos, embarcou em uma jornada rumo a Teresina, onde foi acolhido por Edilberto Martins, seu primeiro patrão. Ao longo dos anos, desbravou diversas atividades, de balconista a sócio de mercearia, até fundar a JOSÉ ALVES NETO & CIA LTDA, conhecida como Casa das Linhas, em 1967. A Casa das Linhas, agora sob sua direção aos 93 anos, é um empreendimento próspero, com 110 colaboradores e cinco lojas em Teresina e Parnaíba, destacando-se no mercado há 56 anos. José Alves destaca a determinação, perseverança, humildade e respeito como fundamentais para o sucesso, atribuindo também a qualidade do atendimento personalizado e a fidelidade da clientela ao lema “É Aqui Que Você Compra”. Sua trajetória é marcada pela dedicação à empresa, à família e à cidade de Teresina, contribuindo para o desenvolvimento do comércio local.
MÉRITO EMPREENDEDOR SERVIÇOS E SAÚDE DAVID DELPHINO CORTELLAZI.
A primeira homenageada na comenda Mérito Empreendedor Serviços e Saúde David Cortellazi foi: RAQUEL VILAR.
Raquel Vilar, é diretora-geral do Vilar Hospital de Olhos, com sedes em Teresina, Parnaíba e Caxias/MA, destaca-se como uma líder dinâmica. Além de sua atuação na área da saúde, é sócia do Hotel Cortese em Teresina/PI e do Cortese Gastronomia. Graduada em Direito, possui um MBA em Gestão de Serviços de Saúde pela FGV e é especialista em Administração de Empresas e Pessoas, bem como em Administração Hospitalar. Sua contribuição vai além das fronteiras hospitalares, sendo a Vice Presidente do SINDHOSPI (Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios do Piauí), Conselheira na Associação Mulheres de Negócio do Piauí (AMNe-PI) e membro do Movimento Empreender Piauí – MOVE. Com uma visão abrangente e experiência diversificada, Raquel Vilar desempenha um papel fundamental não apenas na gestão hospitalar, mas também no cenário empresarial e associativo do Piauí.
O segundo homenageado na comenda Mérito Empreendedor Serviços e Saúde David Cortellazi foi: SYLVIO COLONNA ROMANO.
Sylvio José Colonna Romano, nascido em São Paulo, capital, é um farmacêutico industrial com destacada trajetória profissional. Formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1998, especializou-se em Marketing. Sua experiência inclui cargos relevantes, como estagiário no Hospital das Clínicas da USP, analista químico na Welcome Foundation e no Grupo ICI, diretor industrial na Indústria de Soros e Produtos Farmacêuticos do Piauí S.A, e diretor na Construtora HabFácil Ltda. Sylvio é sócio fundador e presidente do Laboratório de Análises Clínicas Bioanálise Ltda, além de sócio e gestor regional no Grupo Sabin. Atuante em associações, foi diretor da Associação Industrial do Piauí, do CIEPI, e membro de conselhos municipais e estaduais de saúde. Sua liderança também se destaca como presidente do Conselho Deliberativo da ABRH-PI.