Move Notícias

Publicado em: 28 janeiro 2024 às 20:58 | Atualizado em: 28 janeiro 2024 às 21:27

Morre Valdecy Claudino co-fundador do Grupo Claudino

Por Douglas Ferreira

Os irmão João e Vadecy fundadores do Grupo Claudino, conglomerado bilionário que emprega mais de 15 mil funcionários em vários Estados – Foto: Reprodução

Valdecy Claudino, co-fundador do Grupo Claudino, destacou-se como um empreendedor visionário e humano ao longo de sua vida. Nascido em Luis Gomes, no Rio Grande do Norte, ele e seu irmão João Claudino Fernandes, falecido em 2020, deram início ao império empresarial com a criação do Armazém Paraíba, em 1958. O empreendimento evoluiu para o Grupo Claudino, um conglomerado bilionário de empresas que os irmãos decidiram separar ainda em vida.

Valdecy, que faleceu aos 94 anos em São Paulo, onde residia, deixou um legado marcante. Sua trajetória empreendedora, amor pela vida e sucessos foram homenageados em um vídeo distribuído pelo publicitário Silvo Leite.

Sílvio Leite ladeado pelos irmãos João e Valdecy Claudino – Foto: Reprodução

Sílvio Leite que se notabilizou no meio empresarial piauiense como o homem do marketing ndo Grupo Claudino teve uma relação muito próxima com os irmãos Claudino. Ele expressou pesar pela perda, destacando a importância de Valdecy em sua vida, a ponto de dar o nome Marcos Valdecy ao seu filho mais novo.

“Uma notícia que não gostaria de ter recebido: Perdir há pouco um amigo, um irmão, um professor, um Paizão”, declarou Leite. E continuou, “Não tenho como mensurar o que representou para mim o Sr Valdecy Claudino. Meus amigos sabem do que Ele representava para mim. Tevê paciência de me orientar, de me ensinar, de me graduar, de me especializar com a sapiência que não encontraria em nenhuma escola”, desabafou o publicitário.

Sílvio Leite faz questão dizer, “Sr Valdecy era o companheiro, confidente, conselheiro tanto para minha carreira profissional, como também nas decisões pessoais, familiares. Quando me desliguei do Grupo Claudino em nada mudou a nossa relação. Numa forma de homenageá-lo e perpetuar nossas relações registrei com o Seu nome um filho: Marcos Valdecy. Que Papai do céu receba-o de braços abertos”.

As origens

Natural de Luís Gomes, interior do Rio Grande do Norte, Valdecy Claudino nasceu em 7 de março de 1929, filho de João Claudino e Francisca Fernandes. Casado por 67 anos com Rivone de Medeiros Claudino, ele era pai de quatro filhas: Gisele, Virgínia, Angélica e Vera Lúcia.

Após décadas dedicadas aos negócios no Piauí, Maranhão, Pará, Ceará, Bahia e Tocantins, Valdecy radicou-se em São Paulo, mantendo operações comerciais tanto na cidade como no Pará. Sua decisão, juntamente com a do irmão, de separar os negócios ainda em vida, visava evitar disputas futuras por herança e sucessão.

A vida de Valdecy Claudino foi uma jornada marcada por empreendedorismo, amor e notáveis conquistas, deixando um legado que transcende o tempo.

O Sistema Move de Comunicação na pessoa do seu superintendente Arthur Feitosa se solidariza com toda a família Claudino nesse momento de dor. O Movimento Empreender Piauí – MOVE, também se manifesta nesse em apoio e solidariedade à família do empresário Valdeci Claudino. O presidente do MOVE, Marcelino Lopes, manifestou seu pesar através de uma Nota de Pesar.