Por Douglas Ferreira
O mundo corporativo brasileiro está de luto com o falecimento de Luiza Trajano Dourado, fundadora do grupo de lojas Magazine Luiza, aos 97 anos. Ela veio a óbito de causas naturais durante a madrugada desta segunda-feira, 12, em Franca, interior de São Paulo. Em homenagem à sua memória, as lojas do grupo localizadas na cidade de Franca/SP permanecerão fechadas.
Luiza Trajano Dourado, tia da atual presidente do grupo varejista, Luiza Helena Trajano, está sendo velada nesta segunda-feira, com o enterro programado para as 16h no Cemitério da Saudade, também em Franca.
Nascida em 1926 em Cristais Paulista, São Paulo, Luiza Trajano Dourado tornou-se conhecida como uma vendedora popular em Franca. Foi lá, em 1957, que ela e seu marido, Pelegrino José Donato, fundaram a primeira unidade da loja que eventualmente se transformaria em uma das maiores varejistas do país, inicialmente conhecida como “A Cristaleira” e posteriormente como “Magazine Luiza”.
Embora não tenha filhos, Luiza Trajano escolheu sua sobrinha, Luiza Helena Trajano, para assumir a sucessão nos negócios da família.