Move Notícias

Publicado em: 29 novembro 2023 às 20:21

Ministro das Comunicações favorece aliado com 31 concessão de retransmissoras de TV no Maranhão

Das 31 autorizações concedidas por Juscelino, 27 são destinadas a cidades localizadas na Amazônia Legal – Foto: Mcom

Os favorecimentos, acordos e esquemas na política brasileira parecem não ter limites. Diariamente, nos deparamos com situações peculiares e incomuns, envolvendo ocupantes de cargos eletivos e ministros do governo, causando perplexidade nos cidadãos. O caso envolvendo o ministro das Comunicações Juscelino Filho (União/MA) e o senador Weverton Rocha (PDT/MA) é particularmente notável. Esse episódio ganhou destaque na mídia nacional e foi reportado pelo jornal O Estado de São Paulo e por O Antagonista.

Confira: Juscelino favorece aliado com concessão de 31 retransmissoras de TV.

O Ministério das Comunicações, liderado por Juscelino Filho (União/MA), concedeu, em um período de cinco a oito meses, 31 retransmissoras de TV a um aliado do ministro no Maranhão, como informou o Estado de São Paulo. Um levantamento realizado pelo jornal revela que nenhuma outra emissora recebeu tantas concessões do mesmo tipo em 2023.

Essas concessões foram direcionadas à TV Difusora, de propriedade do advogado Willer Tomaz de Souza, compadre do senador Weverton Rocha (PDT/MA), aliado do ministro. O jornal destaca que o responsável na pasta pela aprovação desses pedidos é um ex-sócio do proprietário da Difusora.

Das 31 autorizações concedidas por Juscelino, 27 são destinadas a cidades localizadas na Amazônia Legal, onde as retransmissoras podem veicular conteúdos informativos e publicitários locais, tornando-as mais lucrativas. Além disso, a expansão do sinal da TV Difusora pelo Maranhão pode servir como uma forma do ministro e políticos aliados divulgarem suas ações.

A TV Difusora, a primeira emissora de TV do Maranhão, já foi controlada pela família do ex-senador Edison Lobão (MDB/MA) e, posteriormente, arrendada para Weverton em 2016 e vendida para Willer Tomaz. Padrinho da indicação de Juscelino ao governo, o senador nega ter arrendado a Difusora.

Willer Tomaz, descrito pela emissora como acionista do grupo e presidente do Conselho do Sistema Difusora, tem sua irmã, Christine Tomaz de Souza, e a empresa Difusora Comunicação S/A controlando a emissora na Receita Federal. O jornal destaca que a irmã do advogado assinou pelo menos sete pedidos de retransmissão da Difusora enviados ao Ministério das Comunicações em 2023.

O Ministério das Comunicações afirmou que os processos da TV Difusora foram analisados junto com outros e que a rapidez se deve ao fato de ser um canal de rede exclusiva. No entanto, ressalta-se que as liberações foram para os canais 38, 39, 41 e 42, enquanto a Difusora opera apenas no canal 38 do Maranhão.

O ministério também assegura que existem 9.650 pedidos em tramitação e que as análises são pautadas em critérios técnicos. Somente após a análise técnica, os processos são enviados para o ministro decidir sobre as aprovações. O CEO da TV Difusora, Leo Felipe, enfatiza que a meta da emissora é promover a maior integração possível dos municípios maranhenses e cobrir 100% do território. Ele ressalta que as entrevistas com o ministro seguiram os princípios éticos do bom jornalismo e foram amplamente cobertas por todos os veículos de comunicação locais.

Redação Move Notícias