Por Wagner Albuquerque
Os Emirados Árabes Unidos se tornaram o novo ímã dos milionários globais, enquanto o Brasil está entre os países que mais veem seus endinheirados darem adeus. Pelo terceiro ano consecutivo, o país do Oriente Médio deve ser o principal destino dos indivíduos com alto patrimônio líquido, ou seja, pessoas com pelo menos US$ 1 milhão para investir.
Em 2024, espera-se que 6.700 milionários mudem-se para os Emirados Árabes, um número recorde para o país. Por outro lado, o Brasil deverá perder 800 milionários, que buscarão destinos com maior segurança, melhor qualidade de vida e impostos mais baixos. Essas previsões estão na edição mais recente do Henley Private Wealth Migration Report, produzido pela consultoria internacional Henley & Partners.
“Com imposto de renda zero, golden visas, estilo de vida luxuoso e localização estratégica, os Emirados Árabes se estabeleceram como o destino número 1 na migração de milionários,” afirma a consultoria. Este ano deve registrar a maior migração de milionários globalmente, com um total de 128 mil indivíduos mudando de residência, movidos por incentivos legais e tributários, além de questões de segurança e bem-estar.
Tradicionalmente, o emirado atrai muitos ricos da Índia, de outros países árabes, da África e da Rússia, mas agora também começa a receber um número crescente de europeus, especialmente britânicos. O Reino Unido, por exemplo, deve perder 9.700 milionários em 2024, em parte devido ao fim da isenção tributária para lucros obtidos no exterior. A decisão do governo britânico tem acelerado a saída de endinheirados, uma tendência que começou a se inverter há cerca de dez anos.
A China será o país com a maior saída de milionários, com 15.200 deixando o país, seguida pela Índia, com a saída de 4.300. Segundo Andrew Amoils, diretor de pesquisas da Henley & Partners, as principais razões para os brasileiros deixarem o país são a busca por melhores oportunidades de trabalho e negócios, preocupações financeiras e questões de segurança. Além disso, muitos brasileiros com mais de 60 anos estão se mudando para destinos populares de aposentadoria, como Portugal e a Flórida. Os EUA são o segundo maior destino de milionários estrangeiros, depois dos Emirados Árabes, seguidos por Singapura, Canadá, Austrália e Itália.