Move Notícias

Publicado em: 27 abril 2024 às 14:47 | Atualizado em: 27 abril 2024 às 18:12

Meritocracia: 50 alunos de escolas publicas do PI que venceram a Seduckathon conquistaram bolsas de intercâmbio no EUA

Por Douglas Ferreira

Os dez times finalistas do Seduckathon conquistaram a chance de vivenciar uma experiência enriquecedora ao conviver e conhecer outra cultura – Foto: Reprodução

A recente competição Seduckathon, que premiou 50 alunos de escolas públicas do Piauí com bolsas de intercâmbio internacional, não apenas representa uma conquista significativa para esses estudantes, mas também destaca a importância histórica e única dessa oportunidade para a educação pública no Estado.

Os dez times finalistas do Seduckathon além de se destacarem durante a competição, também terão a chance de vivenciar uma experiência enriquecedora ao conviver e conhecer outra cultura, especialmente a cultura americana, durante seus intercâmbios. É crucial que esses alunos escolhidos para participar aproveitem ao máximo essa oportunidade ímpar de aprendizado e crescimento pessoal.

O governador Rafael Fonteles e a Secretaria Estadual da Educação – Seduc merecem reconhecimento por essa iniciativa transformadora. No entanto, é fundamental que essa ação não se restrinja a um evento isolado, mas sim se torne uma política pública permanente do Estado. Reconhecendo o talento e o esforço dos estudantes das escolas públicas do Piauí, essa iniciativa pode abrir portas para um futuro brilhante para muitos jovens.

A competição Seduckathon, organizada pela Seduc, é apenas o começo de uma jornada promissora para esses alunos. Durante três dias intensos, eles demonstraram as habilidades e criatividade ao apresentar projetos inovadores voltados para melhorar a rotina escolar e resolver problemas na comunidade.

“Essa competição materializa muito dos nossos sonhos e das nossas metas, porque nós temos que sonhar para nos inspirar, mas temos que ser capazes de estabelecer estratégias claras e objetivas e fazer o mais difícil, executar. E o Seduckathon tornou real, muito do que nós temos de visão de futuro para esse estado”, declarou Rafael Fonteles. 

A presença do diretor da Worcester Technical High School, localizada em Massachusetts, nos Estados Unidos, durante o evento, ressalta o reconhecimento internacional do esforço e dedicação dos estudantes piauienses. Essa parceria não só proporcionará aos alunos uma experiência educacional enriquecedora, mas também os preparará para uma carreira de sucesso em setores de alta demanda, como tecnologia da informação, engenharia, saúde e automação avançada.

As escolas premiadas demonstraram excelência em seus projetos e estão liderando o caminho para o avanço da educação pública no Piauí. É inspirador ver o compromisso do governo estadual e da Seduc em proporcionar oportunidades transformadoras para os alunos e garantir que eles possam florescer e alcançar seu pleno potencial.