Por Douglas Ferreira
Uma solução eficaz contra o desperdício de alimentos e bebidas está ganhando destaque com a atuação da startup Mercado Único, que captou um investimento significativo de R$ 2 milhões provenientes da TechStars e Strive.
Operando desde o ano passado, a Mercado Único atua como uma ponte entre indústrias de alimentos e bebidas e pequenos e médios varejistas. Utilizando dados e inteligência artificial, a startup evita o descarte de produtos próximos da validade, conectando-os a potenciais compradores.
Os fundadores da empresa, Leonardo Mencarini e Lucas Rolim, uniram suas experiências em consumo, tecnologia e empreendedorismo para criar essa solução inovadora. Com o apoio de grandes fabricantes de alimentos, a Mercado Único monitora os estoques, implementa estratégias de precificação e facilita a comercialização desses produtos para estabelecimentos varejistas.
Segundo Mencarini, CEO da operação, essa abordagem não apenas reduz o desperdício, mas também oferece benefícios tanto para as indústrias quanto para os consumidores finais. Os produtos podem ser adquiridos com descontos significativos, variando de 20% a 60%, proporcionando acesso a itens que, de outra forma, estariam fora do orçamento dos consumidores.
Além de contribuir para a economia financeira dos consumidores, o modelo da Mercado Único também promove a sustentabilidade ao colaborar para a redução das emissões de CO2 associadas ao desperdício de alimentos.
Com o recente aporte de R$ 2 milhões, proveniente da TechStars, Strive e investidores-anjo, a startup planeja expandir suas operações, fortalecer sua equipe de tecnologia e comercial, e aumentar sua presença em novas regiões do Brasil. A expectativa é estabelecer parcerias com até 10 indústrias, atingir os estados do Nordeste e alcançar mais de 2.000 compradores até o final do ano. Com essas iniciativas, a Mercado Único espera resgatar 600 toneladas de alimentos e bebidas, com a meta de transacionar R$ 50 milhões no próximo ano.