Por Douglas Ferreira
A crescente criminalidade no litoral do Piauí está alarmando até mesmo os agentes de segurança pública. Um policial, que preferiu não se identificar, comentou sobre a incerteza de retornar para casa em segurança após um dia de trabalho. A preocupação do PM é compreensível, já que os municípios da Planície Litorânea parecem estar sob o controle de facções criminosas.
Praticamente todos os dias, cidades como Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia registram homicídios, a maioria relacionada ao crime organizado. Casos como uma tragédia familiar, em 2022, onde dois irmãos e um cunheado foram assassinados friamente, a tiros. A mãe dos irmãos foi atingida na perna, mas sobreviveu ao ataque; ou assassinato de dois turistas teresinenses por engano em junho do ano passado e o ocorrido na noite de sábado em Luís Correia ilustram a gravidade da situação.
Entenda o caso: Criminosos executam mecânico com vários tiros em banheiro de bar no litoral do Piauí
Yarlei Araújo dos Santos, um mecânico de 33 anos, foi tragicamente morto a tiros dentro do banheiro de um bar enquanto tentava escapar de criminosos mascarados. O crime ocorreu na noite do sábado, por volta das 20h20, no Povoado Carapebas, município de Luís Correia, no Litoral do Piauí.
Clientes do bar e moradores locais alertaram o 24º Batalhão da Polícia Militar do Piauí. Ao chegar ao local, a PM foi informada que Yarlei estava no bar quando foi abordado por dois homens em uma motocicleta. Ao avistar os criminosos, a vítima buscou abrigo no interior do estabelecimento.
Tentando se esconder no banheiro do bar, Yarlei foi localizado e alvejado pelos criminosos, que dispararam contra ele. Após o crime, os agressores fugiram e não foram encontrados até o fechamento da reportagem. A área foi isolada pela PM para a realização da perícia, que investigará os detalhes do homicídio.
Uma equipe da Delegacia Especializada no Combate às Facções Criminosas, Homicídios e Tráfico de Drogas (DFHT) de Luís Correia foi mobilizada para investigar o incidente. Até o momento não se tem ainda a motivação do crime, mas esse típo de execução é típico das facções criminosas que agem no litoral. O Instituto de Medicina Legal de Parnaíba (IML) foi acionado para a remoção do corpo da vítima que deve passar por exame cadavérico.