Move Notícias

Publicado em: 5 novembro 2023 às 19:05 | Atualizado em: 5 novembro 2023 às 19:07

Matopiba deve produzir 48 milhões de toneladas de grãos nos próximos dez anos e Ribeiro Gonçalves poderá crescer 40%

Por Douglas Ferreira

Ribeiro Gonçalves no Sul do Piauí apresenta potencial para crescer 40% na produção de grãos em 10 anos – Foto: Reprodução

A região do Matopiba, que compreende partes dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, tem se destacado como uma importante fronteira agrícola no país. De acordo com informações do Ministério da Agricultura e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, esses Estados devem atingir uma produção de grãos de 48 milhões de toneladas nos próximos dez anos, representando um aumento de 37%.

O Governo Federal publicou o Decreto Nº 11.767, que estabelece o Plano de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial do Matopiba (PDA-Matopiba). O objetivo deste plano é promover e coordenar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico, ambiental e social sustentável na região, com foco nas atividades agrícolas, pecuárias e agroindustriais.

O Matopiba, que é conhecido por ser a quarta maior produtora de grãos do Brasil, tem uma dinâmica de crescimento baseada na produtividade. Nos últimos dez anos, a produção de grãos na região aumentou 92%, chegando a 35 milhões de toneladas.

O plano define diretrizes para o desenvolvimento da região, incluindo a promoção da sustentabilidade agroambiental e da gestão territorial, a melhoria da infraestrutura logística e o fortalecimento das atividades agroindustriais, com foco na geração de empregos e na melhoria da renda dos produtores rurais. O plano também prevê a criação de um comitê para elaborar e coordenar suas ações, com a presidência a cargo do Ministério da Agricultura – MA, e a participação de outros ministérios.

O estudo “Projeções do Agronegócio, Brasil 2022/23 a 2032/33” mostra que a região do Matopiba tem um grande potencial de crescimento, e alguns municípios, como Ribeiro Gonçalves, no Sul do Piauí, devem alcançar um crescimento excepcional, com estimativas de avanço de mais de 40% na produção de grãos nos próximos dez anos.