Por Douglas Ferreira
Indiscutivelmente, o Brasil está em destaque na renomada Forbes. A revista Forbes Brasil, periódico norte-americano especializado em negócios e economia, é propriedade da Forbes, Inc. e é publicada quinzenalmente, apresentando artigos e reportagens originais sobre finanças, indústria, investimento e marketing.
No final do ano passado, o piauiense Lourival Nery Neto foi o foco da atenção. Agora, é a vez de a Forbes destacar a neurocientista nordestina e empreendedora Maria Eduarda Franklin, conhecida como Duda. Natural do Rio Grande do Norte, Duda é a CEO e uma das fundadoras da Orby,Co., uma startup dedicada a fornecer soluções tecnológicas para integrar processos médicos. Acompanhe um pouco mais sobre essa inspiradora história de sucesso.
Na mais recente edição da Forbes Under 30, em um especial sobre empreendedorismo feminino, Maria Eduarda Franklin, a cientista do cérebro potiguar, recebe destaque. Esse reconhecimento é reservado para indivíduos que se destacaram em suas áreas antes de completarem 30 anos.
Duda, formada em ‘Ciência e Tecnologia’ com ênfase em neurociências e ‘Engenharia Biomédica’ pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é uma das fundadoras da Orby,Co., startup focada em soluções tecnológicas para integração de processos médicos.
A revista destaca o aumento dos investimentos em startups lideradas por mulheres, ultrapassando R$ 30,6 bilhões na América Latina entre 2019 e 2022, dobrando nesse período.
Duda liderou a Orby,Co. para a vitória na Brazil Conference na Harvard e MIT, em Boston, EUA, entre março e abril do ano passado. Desde maio de 2023, a startup faz parte do Microsoft for Startups Founders Hub, ampliando seu alcance global.
A publicação ressalta dados da Bloomberg que indicam que, se houvesse igualdade de gênero, o empreendedorismo feminino poderia gerar uma receita de US$ 20 trilhões para a economia mundial.
A trajetória de Duda, nascida no bairro das Quintas, em Natal, serve de inspiração. A Orby,Co. destaca a persistência, foco e dedicação diante dos desafios, incentivando a diversão na jornada empreendedora.
A cientista já havia sido reconhecida pela agência Saiba Mais em junho de 2023, sendo indicada para representar o Brasil no Fórum de Investimentos da ONU. Com a Orby,Co., venceram a Hack Brazil de Harvard e do MIT, e tiveram a oportunidade de visitar o Vale do Silício.
Simultaneamente, a startup é reconhecida pelo desenvolvimento do Audionics, um dispositivo de amplificação sonora que filtra ruídos em ambientes desafiadores para a audição, proporcionando maior autonomia e qualidade de vida aos usuários. Essa inovação não apenas lhes rendeu destaque na Forbes Under 30, mas também na capa da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios da Editora Globo. Maria Eduarda Franklin expressa gratidão à equipe da Orby,Co. e parceiros pela confiança na missão de transformar vidas por meio da Ciência e Tecnologia.