Por Douglas Ferreira
Ao retornar ao Rio Grande do Sul na manhã deste domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou um sobrevoo para avaliar pessoalmente a extensão dos estragos causados pelos temporais da última semana. Ao constatar de perto os danos na infraestrutura do Estado, comprometeu-se a reconstruir as rodovias estaduais. Em conversa com o governador Eduardo Leite, Lula assegurou que o governo federal empreenderá esforços para a recuperação das estradas afetadas.
“Eu sei que o Estado do Rio Grande do Sul tem uma situação financeira difícil. E eu sei que têm muitas estradas estaduais que estão com problema. Não fiquei preocupado, porque o governo federal, através do Ministério dos Transportes, vai ajudar você a recuperar as estradas estaduais”, afirmou o presidente durante um pronunciamento em Porto Alegre.
Lula expressou sua satisfação com a presença dos presidentes da Câmara, Arthur Lira, do Senado, Rodrigo Pacheco, assim como do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, e do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, que o acompanharam no local.
“Estou muito satisfeito com a presença do Lira, do Pacheco, do Fachin, do Bruno Dantas. Eu queria ouvir deles o que eles falaram. Ou seja, (que) não haverá impedimento da burocracia para que a gente recupere a grandiosidade desse Estado”, acrescentou.
Além disso, o presidente cobrou da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a apresentação de um plano de prevenção para evitar que o governo fique sempre reagindo às tragédias climáticas.
“Fachin defendeu um ‘regime jurídico especial e emergencial’ para responder à catástrofe. O ministro representou o STF porque o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, está em viagem ao exterior”, finalizou.