Move Notícias

Publicado em: 11 fevereiro 2024 às 10:14

Lula promete aumentar doações para agência da ONU que Israel diz ter ligações com o grupo terrorista Hamas

Por Wagner Albuquerque

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que aumentará a contribuição de recursos públicos do Brasil para a agência da ONU responsável por “ações humanitárias” em apoio aos refugiados palestinos. A agência na Faixa de Gaza está no centro de uma crise decorrente do conflito entre Israel e o grupo Hamas. Doze funcionários da agência foram acusados pela inteligência israelense de envolvimento nos ataques do Hamas em 7 de outubro, levando a bloqueios no financiamento internacional, demissões e a abertura de uma investigação interna.

Em resposta ao que o governo brasileiro percebe como uma ameaça à continuidade das operações em Gaza, o presidente Lula se comprometeu a aumentar os repasses à agência durante sua visita à Embaixada da Palestina em Brasília, na noite de quinta-feira, dia 8.

Lula assegurou: “O Brasil exorta a comunidade internacional a manter e reforçar suas contribuições para o bom funcionamento das suas atividades. Meu governo fará aporte adicional de recursos para a agência.” No entanto, o valor específico dessa contribuição adicional não foi divulgado até o momento.

A Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras para os Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA) enfrenta uma crise política e diplomática devido às acusações (diga-se: com provas robustas) de envolvimento de alguns de seus colaboradores nos ataques do Hamas. A situação levou a interrupções nas contribuições de países ocidentais aliados de Israel, tornando a continuidade do atendimento humanitário em Gaza mais desafiadora.