Move Notícias

Publicado em: 8 maio 2024 às 16:30 | Atualizado em: 8 maio 2024 às 16:56

Jovem piauiense com síndrome de Down conquista prêmio internacional como artista plástico

Por Douglas Ferreira

João Elyo posa orgulhoso com suas telas – Foto: Reprodução

Na última semana, mais uma vitória expressiva contra a discriminação foi registrada. O fato ocorreu na Europa, mas envolve o jovem piauiense, João Elyo, 14 anos, portador da síndrome de Down. Ele conquistou um prêmio internacional na categoria “artista plástico” no renomado evento Top of Mind 2024, o maior reconhecimento para brasileiros na Europa.

A notícia trouxe grande alegria para a família de João Elyo. A mãe dele, a professora Elenilza Sousa, está empenhada em arrecadar recursos para que eles possam comparecer à cerimônia de premiação, marcada para o próximo dia 1º de junho, na cidade de Cascais, em Portugal.

“Ele foi indicado, passou pela votação popular e saiu vencedor, mas para receber o prêmio, é necessário que ele participe presencialmente da cerimônia. Estamos buscando ajuda, pois ainda não temos os recursos necessários para isso”, relata a mãe orgulhosa.

A estimativa é que os custos da viagem girem em torno de R$ 27 mil, englobando passagens, hospedagem e alimentação durante a estada em Portugal.

Desde os oito anos de idade, João Elyo demonstra talento artístico, pintando quadros. A mãe relembra que, desde cedo, incentivava a criatividade do filho, utilizando as cores como uma forma de interação lúdica, dada a sua condição especial. Com o tempo, essa atividade se tornou uma verdadeira paixão para o jovem.

“Elyo pintava capas de cadernos, paredes e o chão da casa. Percebemos o forte apego dele às cores. Após enfrentar alguns problemas de exclusão na escola, João se isolou e foi nesse período que começou a se dedicar à pintura, e desde então, não parou mais”, recorda a mãe Elenilza.

Apesar da tenra idade, João Elyo já está pavimentando uma carreira de sucesso no universo das artes plásticas. Além de ter as obras expostas na Itália e no renomado Museu do Louvre, em Paris, na França, o talentoso artista piauiense recebeu recentemente um prêmio em Madrid, na Espanha.

Essas conquistas não apenas celebram a habilidade como artista, mas também desafiam estereótipos e inspiram outros jovens a seguirem seus sonhos, independentemente das adversidades. A conquista de João Elyo acontece na mesma semana em que um outra jovem com síndrome de Down conquistou o título de Miss. Kayla Kosmalski, desafiou as expectativas ao conquistar o título de Miss Delaware Teen USA.