Jorge Matheus, um ex-aluno da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo/RS, destacou-se nacionalmente ao participar do programa Shark Tank Brasil, maior reality show sobre empreendedorismo do país. O empreendedor de 22 anos apresentou o Painter Robot, um robô que pinta ou lava a área externa de prédios de maneira automatizada, aumentando a velocidade do processo em quatro vezes. Durante o programa, ele recebeu uma proposta de investimento de R$ 1 milhão do shark João Appolinario, fundador da Polishop, que ficará com 33% da empresa.
O projeto teve início como um trabalho de conclusão de curso na escola em 2019, quando Jorge Matheus e um colega desenvolveram o protótipo. Após se formar em 2020, ele transformou a ideia em uma startup, a Painter Robot, que está incubada na Método Dutra, em Novo Hamburgo.
“Sempre soube que queria empreender, algo que aprendi com meus pais. Desde cedo eles atuaram como empreendedores”, revela Jorge Matheus.
O objetivo da empresa é utilizar a tecnologia para reduzir acidentes de trabalho na construção civil, especialmente quedas de profissionais que trabalham em altura. Em 2020, o Brasil registrou 16.260 casos de lesões graves relacionadas a quedas em altura, resultando em 854 mortes. A Painter Robot pretende aumentar a segurança e eficiência nesse tipo de trabalho, reduzindo os riscos de acidentes e mortes.
A participação no Shark Tank Brasil proporcionou visibilidade nacional ao projeto, e a proposta de investimento é um reconhecimento do potencial da inovação desenvolvida por Jorge Matheus e sua equipe.
Redação Move Notícias