Move Notícias

Publicado em: 29 fevereiro 2024 às 10:07 | Atualizado em: 29 fevereiro 2024 às 16:25

Jovem autista de Demerval Lobão é aprovado em Direito na Uninovafapi

Por Douglas Ferreira com informações do Conecta Piauí

Miquéias disse que não viu dificuldade na prova mas se surpreendeu com a aprovação no Enem – Foto: Reprodução

A aprovação de Miquéias Rosa Araújo, um jovem de 18 anos, de Demerval Lobão, no interior do Piauí, para os cursos de Direito na Uninovafapi e de Biblioteconomia na Universidade Estadual do Piauí poderia ter sido apenas mais uma entre tantas. No entanto, o destaque dessa conquista reside no fato de Miquéias ser portador do espectro autista, conferindo-lhe um caráter especial.

Por essa razão, diversas instituições, incluindo o Fórum da Comarca, a Prefeitura, a Câmara Municipal, o Projeto Música Eficiente e o Núcleo de Atendimento Especializado da Pessoa com Deficiência (NAEDDEL), prestaram uma homenagem ao jovem na manhã desta quarta-feira, 28.

A mãe de Miquéias, Anny Araújo, enfatizou que seu filho possui autismo de grau 1º e destacou a importância do NAEDDEL em sua formação.

“Nós estamos muito orgulhosos, pois foi uma batalha árdua. As pessoas com autismo enfrentam muitas barreiras ao longo do tempo, especialmente na escola. Quando ele começou a frequentar a musicoterapia com o professor João Gilberto, algumas dessas barreiras foram superadas. Com o tempo, ele foi se desenvolvendo gradualmente, e jamais imaginamos que alcançaria um sucesso tão grande”, disse Anny.

Miquéias também foi aprovado em Biblioteconomia na Universidade Estadual do Piauí, mas optou por cursar Direito.


“No ensino médio, os professores nos preparavam para o ENEM com provas desafiadoras. Eu me surpreendi com a facilidade do exame, pois muitos diziam que era difícil e exigia anos de estudo. Escolhi Direito porque é uma área valorizada no mercado. Minha mãe disse que era difícil, então pensei em desistir, mas quatro dias depois, descobri que fui aprovado, o que me deixou bastante surpreso”, explicou o futuro advogado.


Miquéias é resultado do trabalho do NAEDDEL e tem sido acompanhado desde cedo pelos profissionais do núcleo e pelo Projeto Música Eficiente, onde se destacou. O professor e idealizador do projeto, João Gilberto, ressaltou a evolução do estudante por meio da musicoterapia.

“Hoje é um dia de celebração. A família Música Eficiente está feliz porque o processo deu certo. Há seis anos, começamos a atender Miquéias com a musicoterapia, que transformou sua vida. Ele chegou com muitas dificuldades, mas foi reabilitado e agora, com total autonomia, foi aprovado no ENEM. Isso melhorou sua funcionalidade na escola, permitindo-lhe concentrar-se melhor e ter uma boa socialização”, afirmou João Gilberto.

A Dra. Maria da Paz e Silva Miranda juíza da comarca e madrinha do Projeto Música Eficiente, expressou a alegria ao comemorar a aprovação do jovem demervalense.

As homenagens a Miquéias foram uma iniciativa da juiz Maria da Paz – Foto: Reprodução

“Quando o pai dele me ligou na semana passada para contar que Miquéias havia passado no vestibular de Direito, decidi homenageá-lo. Convidei todas as pessoas que tiveram algum envolvimento com ele, incluindo membros do NAEDDEL, seus professores, pais, parentes e psicólogos. Para mim, é uma grande felicidade, pois o projeto é como um filho para mim”, disse a juíza Da Paz.

O NAEDDEL é mantido pela Prefeitura Municipal de Demerval Lobão. O prefeito Ricardo Moura também destacou a conquista de Miquéias.

Prefeito Ricardo Moura manifestou a satisfação com a aprovação de Miquéias – Foto: Reprodução

“Estamos extremamente felizes. É uma alegria para a sociedade demervalense, é um projeto de inclusão do qual toda a comunidade se beneficia. Há muitos anos, Demerval Lobão trabalha com inclusão e apoio às pessoas com deficiência, e temos um núcleo especializado nesse atendimento. Miquéias, que começou no início do NAEDDEL, é agora um vitorioso, demonstrando os resultados do nosso trabalho”, disse o prefeito.

Para a diretora do Núcleo, Professora Perpétua Leal, “a conquista de Miquéias Araújo é uma das muitas. No NAEDDEL, celebramos conquistas todos os dias. Temos fisioterapia, fonoaudiologia, professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), e cada dia é uma nova conquista com as crianças especiais”, concluiu.