Move Notícias

Publicado em: 16 setembro 2023 às 08:54 | Atualizado em: 17 setembro 2023 às 08:33

Jericoroa e jericodipi: empreendedorismo nas coroas do Parnaíba

Jericoroa o empreendedorismo na coroa do rio que deu certo – Foto: Reprodução

Neste período que se estende de setembro a dezembro, Teresina, a única capital sertaneja do Nordeste, vive o “BR O BRÓ”. Apesar de não contar com praias de água salgada, a cidade é abençoada com a presença de dois rios perenes, o Parnaíba e o Poti, que proporcionam um refresco aos moradores nos finais de semana.

Essa prática, já tradicional nessa época do ano, deu origem a lugares encantadores nas margens e coroas dos rios, criando verdadeiras praias de água doce no leito do rio Parnaíba. Demonstrando a criatividade empreendedora sem limites do piauiense, essas áreas ganharam nomes como Jericoroa e Jericodipi, fazendo alusão à paradisíaca Jericoacoara, no Ceará.

Jericoroa, praia de água doce que atrai visitantes de Teresina e Timon – Foto: Reprodução

A ideia da Jericoroa partiu de uma família de comerciantes que mantém um negócio em uma praia de água doce entre a capital do Piauí, Teresina e a cidade de Timon, no Maranhão, há mais de meio século. O nome Jericoroa surgiu em 2016, inspirado pelo sucesso de Jericoacoara, quando a praia de água doce já era uma atração consolidada.

Jericoroa é um banco de areia que emerge no meio do rio Parnaíba durante a época de baixa das águas. Com sua areia de cor característica, ventos suaves e margens ribeirinhas, o local lembra as praias litorâneas, atraindo um grande número de visitantes dos dois Estados.

O restaurante à beira da Jericoroa oferece bebidas e pratos típicos do litoral, mas preparados com ingredientes de água doce. Seu Zezinho, proprietário do estabelecimento, observa que, embora Jericoroa esteja localizada entre o Piauí e o Maranhão, a maioria dos visitantes é formada mesmo por piauienses.

Jericodipi, Zona Norte de Teresina virou a sensação da região da Santa Maria – Foto: Rede Clube

Além disso, a partir da mesma ideia de criar um local com cadeiras e mesas para desfrutar do dia em família, o empresário Rogério Barros estabeleceu um novo ponto turístico em Teresina, a Jericodipi. Situada no bairro da Santa Maria da Codipi, na Zona Norte da capital, essa área conquistou o coração das famílias de uma das maiores concentrações urbanas da cidade.

O espaço, que recebe em média 200 pessoas nos finais de semana, conta com um restaurante improvisado e um bar. Segundo Rogério Barros, o ambiente é familiar e acolhe públicos de todas as idades.

Jericodipi já se tornou um refúgio para quem busca lazer e diversão na cidade. Se o nordestino é antes de mais nada um forte, o teresinense é um forte criativo e empreendedor.

Por Douglas Ferreira