Move Notícias

Publicado em: 19 janeiro 2024 às 13:17 | Atualizado em: 19 janeiro 2024 às 17:27

Japão pousa robô na lua e se torna o 5º país a conseguir o feito

Por Wagner Albuquerque

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) marcou história ao realizar o pouso do robô Smart Lander for Investigating Moon (SLIM) na Lua nesta sexta-feira, 19. A manobra de aproximadamente 20 minutos foi transmitida ao vivo, permitindo que espectadores de todo o mundo acompanhassem o feito.

O Japão se tornou o terceiro país do século XXI e o quinto na história a pousar um veículo espacial na Lua, representando um avanço significativo para futuras missões de exploração lunar e planetária, incluindo Marte, segundo a JAXA.

Confira o vídeo a baixo, mostrando detalhes do pouso lunar:

O pouso lunar foi conduzido com o auxílio do explorador robótico Moon Sniper, utilizando tecnologia de precisão para garantir um pouso pontual. O local escolhido foi a planície lunar chamada Mar do Néctar, ao sul do Mar da Tranquilidade, onde a Apollo 11 pousou em 1969.

Diferentemente das missões anteriores, o módulo de aterrissagem SLIM buscou alunissar em um local específico com apenas 100 metros de extensão, visando explorar regiões permanentemente sombreadas no polo sul lunar, onde há a possibilidade de encontrar água presa como gelo.

A busca por água na Lua é um dos principais motivadores da nova corrida espacial lunar, com países como Índia e Estados Unidos também investindo em missões de exploração lunar. Em agosto deste ano, a Índia realizou uma aterrissagem controlada com a missão Chandrayaan-3, enquanto os EUA enfrentaram desafios no lançamento do módulo lunar Peregrine da Astrobotic Technology.

Por fim, a agência espacial indiana confirmou que o robô explorador Chandrayaan-3 encontrou oxigênio, enxofre, cálcio, ferro e outros elementos no polo sul da Lua, evidenciando a importância dessas missões para a pesquisa espacial.