Por Douglas Ferreira
A gastronomia brasileira há muito conquistou o mundo, e um exemplo emblemático é a tradicional feijoada. Os chefs brasileiros também são amplamente celebrados internacionalmente. No entanto, a sensação do momento é uma mulher, e seu nome é Janaína Torres. Ela acaba de ser agraciada com um título singular: o de melhor chef mulher do mundo, de acordo com o World’s 50 Best.
À frente d’A Casa do Porco e d’O Bar da Dona Onça, ambos localizados em São Paulo, Torres foi anunciada como a vencedora nesta quinta-feira (21) pela prestigiosa publicação especializada.
A chef, que lidera o aclamado restaurante A Casa do Porco, localizado no centro de São Paulo e classificado como o quarto melhor restaurante da América Latina pela mesma instituição, foi reconhecida pelo seu “impacto no mundo da culinária”.
Já em 2023, Torres havia sido nomeada melhor chef mulher da América Latina pelo 50 Best, além de receber o prestigiado prêmio Icon Award em 2020, concedido a chefs de destaque no cenário gastronômico mundial.
Há também grande expectativa em torno da possível continuidade do restaurante premiado na lista dos melhores do mundo, cuja nova edição de 2024 será anunciada em junho, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Além dos seus notáveis estabelecimentos gastronômicos, Janaína Torres também comanda O Bar da Dona Onça, localizado no icônico Edifício Copan, em São Paulo. A chef planeja expandir suas raízes no coração da capital paulista com a abertura de outro restaurante e um centro cultural, ambos previstos para 2025.