Por Douglas Ferreira
Imagine um lugar incrível, repleto de belezas naturais, como serras, dunas e paisagens exuberantes, e que não se localiza em uma praia no Nordeste. Será que esse lugar realmente existe? Claro que sim! Estamos falando do Parque Estadual do Jalapão, um local encantador no coração do Brasil que atrai e encanta tanto turistas nacionais quanto internacionais apaixonados pelo eco-turismo. Além disso, é o destino preferido dos motociclistas, inclusive sendo palco de um enduro nacional.
O Parque Estadual do Jalapão celebrou o 23º aniversário na sexta-feira passada, (12) de janeiro, destacando-se como uma região repleta de belezas naturais que capturam a atenção de moradores e visitantes. Nos últimos anos, esse parque, composto por rios, lagoas, cachoeiras, corredeiras, fervedouros (nascentes) e dunas, conquistou o coração de muitas personalidades famosas.
Para quem visita o parque pela primeira vez, como o paulista Gilson Gomes, a experiência é impressionante. “Há muito tempo queria conhecer o Jalapão, e agora estou aqui realizando esse sonho. Estou impressionado com as dunas”.
Muitos piauienses também costumam visitar o Jalapão. O empresário Francisco Pontes, o Chico Pontes, apaixonado por aventuras em passeios de jipe, conheceu o Parque há seis anos, na companhia dos amigos Roberto, Fernando e Armando Gaioso. “Saímos do Rio de Janeiro, de carro, com destino ao Jalapão. Foi uma viagem incrível”.
Depois, Chico Pontes, retornou mais duas vezes ao Jalapão para participar do Rali dos Sertões. “Posso dizer que o Parque é enorme, bonito, tem água, muita água, areia, mas, infelizmente, ainda não oferece uma boa estrutura turística”, desabafa Chico Pontes.
O empresário faz questão de dizer que “as belezas naturais do Piauí e os Lençóis Maranhenses, no vizinhho Estado, são mais encantadoras”.
No ano passado, o parque recebeu 53.966 visitantes, um número superior ao de 2022, quando foram registradas 47.871 pessoas. Com aproximadamente 158 mil hectares, o parque está localizado na cidade de Mateiros, com limites que alcançam as divisas dos municípios de Ponte Alta do Tocantins, São Félix do Tocantins e Novo Acordo.
O Parque Estadual do Jalapão é classificado como uma Unidade de Conservação de Proteção Integral do Tocantins, sendo criado com o objetivo de preservar os recursos naturais da região.
Para aproveitar as belezas do Jalapão, é recomendável visitar o parque entre os meses de maio e setembro, durante o verão amazônico, uma estação mais seca que proporciona melhores condições nas estradas. Por outro lado, entre outubro e abril, apesar de ser um período menos quente, as chuvas podem impactar os passeios, dificultando o acesso e afetando a visibilidade do pôr do sol.
Dentro do parque, os visitantes têm a oportunidade de explorar dunas, consideradas o cartão postal do Jalapão. Essa área é composta por areias finas e alaranjadas, atingindo até 40 metros de altura, sendo bastante procurada por aqueles que buscam apreciar o pôr-do-sol. Outra opção são os chamados fervedouros, que na verdade são poços com nascentes de água borbulhante, onde o visitante pode se refrescar sem correr o risco de afundar.
Portanto de você gosta de aventura, afivela as malas e boa viagem.