Move Notícias

Publicado em: 6 outubro 2023 às 17:49 | Atualizado em: 8 outubro 2023 às 10:21

Internauta itatiaiense não contém indignação e critica derrubada de árvores em Buriti dos Lopes

Lamentável é pouco para descrever a situação em Buriti dos Lopes, no Norte do Estado, onde a resposta para as altas temperaturas do Piauí parece ser: “Vamos derrubar todas as árvores!” Gênio, não é mesmo?

Internauta assíduo do portal Move Notícias, o fotojornalista Francisco Mendes, o Bharão, de Itatiaia, no Estado do Rio de Janeiro, não se conteve ao se deparar com a reportagem sobre o corte indiscriminado de árvores em Buriti dos Lopes. De forma irônica produziu um pequeno texto para expressar sua indignação e revolta com a atitude do gestor municipal. O texto da lavra de Bharão ressalta as altas temperaturas que assola o Piauí essa época do ano e de forma jocosa critica a derrubada das árvores.


ERA UMA VEZ

Por Francisco Mendes *


Quem tem seis décadas de vida conhece essa expressão.
Era uma vez um município no norte do Piauí onde diariamente a temperatura a sombra é de apenas 37°C.
Até que chegou um dia e as ditas “Otoridades” se perguntaram: Sombra? Pra que sombra se tão dizendo que a cura advém dos raios solares. Então como somos gestores que primamos pela saúde e qualidade dos nossos eleitores e dos eleitores dos outros, resolvemos ensolarar as ruas e outros logradouros, fazendo uma derrubada geral (desde que não afete o sistema de refrigeração) dos nossos sagrados locais de trabalho.
Dito e Feito”.


*Francisco Mendes – Fotojornalista filiado a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET


A indignação de Bharão não é um caso isolado, afinal, com um calor que derrete até os neurônios mais resistentes, alguém teve a brilhante ideia de eliminar a sombra, o oxigênio, e o abrigo que as árvores proporcionam. Parece que agora teremos mais sol para nos bronzearmos enquanto nos transformamos em tostadinhas humanas.

Quem precisa de sombra fresca quando se pode assar sob o sol escaldante? E esqueçam a ideia de que árvores absorvem dióxido de carbono, reduzem a poluição do ar e sonora, e ainda, ajudam a manter o equilíbrio do planeta. Quem se importa com o futuro, não é mesmo?

Desde o dia da derrubada tentamos contato com o prefeito Percy Júnior mas não conseguimos. Que fique registrado que o prefeito tem espaço reservado para prestar todo e qualquer esclarecimento sobre esse triste epsódio de sua gestão.

Redação Move Notícias