Por Wagner Albuquerque
Nesta quarta-feira (3), a Intel anunciou a criação de uma nova empresa independente focada em seus esforços de software de inteligência artificial, com apoio da DigitalBridge Group, especializada no setor digital, e outros investidores.
Embora os executivos da Intel não tenham revelado o valor do acordo nem detalhes sobre a manutenção da participação majoritária, destacaram que a nova empresa, chamada Articul8 AI (pronuncia-se em inglês “Articulate AI”), terá um conselho de administração independente, mantendo a Intel como acionista.
A Articul8 AI surge como resultado da parceria da Intel com o Boston Consulting Group (BCG) no desenvolvimento de tecnologia corporativa de IA. Utilizando seu próprio supercomputador, a Intel criou um sistema generativo de IA capaz de interpretar textos e imagens, combinando tecnologia de código aberto com desenvolvimento interno. Posteriormente, adaptou esse sistema para operar nos data centers do BCG, abordando preocupações de privacidade e segurança.
Arun Subramaniyan, ex-vice-presidente e gerente geral do data center e grupo de IA da Intel, assumirá como presidente-executivo da Articul8. Ele destacou a importância de superar desafios como privacidade, segurança e custos excessivos, especialmente para clientes que evitam confiar seus dados a grandes empresas de computação em nuvem.
A criação da Articul8 representa a mais recente iniciativa da Intel para atrair investimentos externos para suas unidades de negócios. Além do apoio da DigitalBridge, outros investidores incluem Fin Capital, Mindset Ventures, Communitas Capital, GiantLeap Capital, GS Futures e Zain Group. A decisão da Intel em buscar capital externo para diferentes unidades reflete sua estratégia de impulsionar o crescimento e inovação em setores específicos.