Por Douglas Ferreira
Em função de reportagem publicada pelo Move Notícias, no dia 27 de maio passado, onde evidenciamos a posição do Conselho Regional de Estatística – Conre5, que desqualifica alguns institutos de pesquisa do Piauí, recebemos solicitação do Instituto Pontuar com pedido de resposta. O Pontuar foi citado na reportagem. Prontamente, nos colocamos a disposição do referido instuto, no sentido de publicar sua solicitação.
Cabe-nos entretanto, explicar que a matéria do Move Notícias foi baseada em reportagem publicada no site oficial do Conre5, neste link.
Direito de Resposta do Instituto Pontuar
Em reportagem publicada no site de notícias: https://movenoticias.com.br em 27 maio 2024 às 08:34 , e atualizado em: 27 maio 2024 às 11:38, que tem como manchete: Conselho Regional de Estatística desqualifica DataMax, Credibilidade e outros três institutos de pesquisa no Piauí.(https://movenoticias.com.br/conselho-regional-de-estatistica-desqualifica-datamax-credibilidade-e-outros-tres-institutos-de-pesquisa-no-piaui /
A reportagem cita que o Conselho Regional de Estatística da 5ª Região (Conre5),aponta que no Piauí, a empresa de pesquisa, de Gilcileny Vieira de Sousa Melo Serviços/Instituto Pontuar, possui uma conduta desonesta, não possui o devido registro, sem o devido registro na autarquia federal da área de estatística, revela um preocupante cenário de manipulação e irregularidade no processo eleitoral.
Ressalvo que a empresa de pesquisa, de Gilcileny Vieira de Sousa Melo Serviços/Instituto Pontuar, possui idoneidade em suas pesquisas pois o programa utilizado assegura a lisura, não possui nenhum registro de ocorrências relacionadas aos resultados apresentados, a mesma realiza trabalhos para inúmeros órgãos, inclusive governamentais, e vem se mantendo sempre com idoneidade e ética respeitando os espaços de atuação.
Possui em sua equipe de profissionais, um responsável técnico (Estatístico), que assina e valida os resultados para as divulgações, este por sua vez é filiado ao conselho(Conre5), conforme estabelecido em resolução, que não obriga diretamente a filiação das empresas somente do responsável técnico, porém a mesma já iniciou o processo de filiação para continuar garantindo aos seus clientes a segurança e lisura nos resultados entregues até hoje.
Vale ressaltar que 90% dos resultados entregues aos nossos clientes, são acompanhados dos seus respectivos relatórios, obtiveram comprovações garantidas de que estavam corretos, dados que legitimam um trabalho transparente realizado pelo instituto.
O Instituto Pontuar está registrado, no nome de uma profissional extremamente íntegra, correta, com idoneidade inquestionável e altamente responsável, a mesma não possui nenhuma ocorrência que abomine sua conduta ou moral.
Continuaremos com o nosso trabalho e estaremos sempre abertos para maiores esclarecimentos.
Amália Chaves
AssCom Instituto Pontuar