Atenção, concurseiros! As inscrições para o concurso da Polícia Penal do Piauí começam nesta segunda-feira, dia 11 de março. São oferecidas ao todo 400 vagas, sendo 200 vagas efetivas e 200 vagas para formação de cadastro de reserva. O certame está sob a organização do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) da Uespi.
O prazo para inscrições vai até o dia 27 de março. O salário inicial é de R$ 6.496,73, e o processo de inscrição é realizado de forma digital, através do site da comissão organizadora, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 142,00.
O concurso será dividido em cinco etapas, todas de caráter habilitatório. As provas estão marcadas para o dia 28 de abril, das 8h30 às 13h30.
A primeira etapa consiste no exame de conhecimento, com uma prova escrita objetiva e uma prova escrita dissertativa. Em seguida, há o exame de saúde (médico/odontológico), seguido pelo exame de aptidão física como terceira etapa. A quarta etapa é o exame psicológico, e a quinta e última etapa é a investigação social.
Mas o que é um policial penal?
O policial penal, anteriormente conhecido como Agente/Inspetor Penitenciário/Carcereiro, é um oficial responsável por manter a ordem e disciplina dos detentos nas casas penais.
O Policial Penal é responsável por manter a ordem e disciplina em todo o sistema prisional, realizando tarefas tanto no âmbito externo (recaptura, monitoramento e escoltas) quanto interno (proteção de unidades e afins), além dos serviços de custódia. Também desempenha missões táticas, como escoltas prisionais para audiências judiciais, oitivas em delegacias de Polícia e transferências entre unidades prisionais.