Por Douglas Ferreira
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A decisão da Bajaj de introduzir uma moto movida a GNV reflete uma busca por oferecer um combustível mais limpo e acessível do que a gasolina, que é combustível fóssil e poluente. Rajiv Bajaj, diretor administrativo da empresa, ressaltou que a nova moto atenderá às necessidades dos consumidores em diferentes faixas de cilindrada, como 100cc, 125cc e 150-160cc, permitindo um portfólio diversificado.
A inclusão de um cilindro de alta pressão em uma motocicleta é uma novidade, pois o espaço disponível é limitado em comparação com veículos maiores. Para isso, a Bajaj está desenvolvendo um novo compartimento de gás de alta pressão, que pode ser instalado no lugar do tanque de combustível convencional ou, no caso de scooters, sob o assento. Isso permitirá o uso flexível de GNV e gasolina, proporcionando uma opção versátil aos consumidores.
A moto movida a GNV da Bajaj, recentemente vista em testes, busca atrair compradores em um segmento acessível, enfatizando economia de combustível e praticidade. Além disso, o GNV oferece vantagens em termos de emissões reduzidas de gases de efeito estufa, custo mais baixo em comparação com a gasolina e maior durabilidade dos componentes do veículo.
Embora haja algumas considerações, como uma ligeira redução na potência e ocupação de espaço adicional, a adoção do GNV representa um passo significativo em direção a um transporte mais sustentável e acessível.
Embora presente no Brasil a Bajaj importa as motocicletas que comercializa aqui. Mas a motadora indiana promete uma fábrica no país, ainda em 2024.