Por Douglas Ferreira
Funcionários e pacientes do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, enfrentaram momentos aterradores devido a um incêndio que eclodiu em uma de suas alas, resultando na evacuação urgente do hospital. As cenas dramáticas mostram pacientes reassentados do lado de fora, longe do perigo das chamas.
O incêndio teve início por volta das 4h da madrugada, conforme comunicado da Sesapi. A comunidade testemunhou a angústia vivida no Hospital Regional Justino Luz, após um incêndio iniciar na Ala B e se espalhar para a Ala C durante a madrugada desta quinta-feira (18).
As imagens feitas por amadores capturam o momento em que as chamas consomem uma sala de atendimento, com destroços de camas hospitalares visíveis. Outros vídeos mostram pacientes em quartos completamente envolvidos pela fumaça antes da evacuação.
Após o incêndio, parte dos pacientes foi transferida para hospitais privados em Picos, enquanto outros permaneceram no Hospital Regional Justino Luz após a liberação de algumas áreas, apesar do cheiro forte de fumaça. Alguns pacientes e funcionários necessitaram de atendimento e oxigênio.
Em uma Nota de Esclarecimento, a Secretaria de Saúde do Piauí – Sesapi, informou sobre o incêndio na Ala B da enfermeira, que foi controlado pelos Bombeiros, sem feridos. Pacientes de baixo risco, internados na ala, serão transferidos se necessário. A Sesapi aguarda o laudo do Corpo de Bombeiros para esclarecer a causa do incidente.
Duas equipes do Corpo de Bombeiros auxiliaram na evacuação e extinção das chamas, com o apoio do SAMU. O Comandante do 4° Grupamento de Bombeiros Militar de Picos, tenente Medeiros, relatou o trabalho conjunto para evacuar pacientes e controlar o incêndio, iniciado por volta das 3h40, após aviso da Polícia Militar.
Nota de Esclarecimento da Sesapi
A Secretaria de Estado da Saúde informa que, por volta das 4 horas da manhã, desta quinta-feira (18), houve um foco de incêndio na Ala B da enfermeira do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, que já foi controlado pelas equipes do Corpo de Bombeiros. A Sesapi esclarece que não houve nenhum ferido. Os pacientes de baixo risco, que estavam internados na ala, caso haja necessidade, serão transferidos para os hospitais da região. A secretaria está acompanhando toda a situação da unidade de saúde, e aguarda o laudo do Corpo de Bombeiros para esclarecer o motivo do incidente.