Move Notícias

Publicado em: 19 março 2024 às 17:18 | Atualizado em: 20 março 2024 às 13:15

Inauguração da sede: Instituto Cultivar Progresso celebra novo capítulo em Teresina

Por Douglas Ferreira

Dona Ani Sanders leva a sério o lema de que: “uma andorinha só não faz verão” – Foto: Douglas Ferreira

Na manhã desta terça-feira, 19 de março, a sede do Instituto Cultivar Progresso – ICP, foi inaugurada em grande estilo. O evento contou com a presença da empresária Ani Sanders e outras diretoras do Instituto, que receberam os convidados durante toda a manhã.

Além de um ato solene, a inauguração foi marcada por um momento de confraternização entre parceiros e colaboradores, onde conversas informais uniram os participantes. O evento ofereceu aos convidados um brunch ou pequeno almoço, proporcionando um ambiente acolhedor e receptivo.

O Instituto Cultivar Progresso foi criado em 2022, a partir do sentimento de gratidão que surgiu com a instalação da Fazenda Progresso, no município de Sebastião Leal, na região dos cerrados, e da parceria estabelecida com os piauienses. Segundo sua idealizadora, Ani Sanders, “uma andorinha só não faz verão”, destacando a importância da união e colaboração de todos.

Mulheres de Fibra que fazem o Instituto Cultivar Progresso – Foto: Reprodução

Com essa inspiração, o Instituto Cultivar Progresso desenvolveu uma ampla rede de apoio, focada em iniciativas transformadoras. O Instituto possui quatro grandes áreas de atuação: Assistência Social, Educação/profissionalização, Agricultura e Meio Ambiente. Suas ações beneficiam famílias em situação de vulnerabilidade social nos municípios de: Bertolínia, Sebastião Leal, Canavieira e Manuel Emídio, municípios localizados no Sul do Piauí.

Hoje a inciativa tem como principal projeto a construção da Clínica Escola APAE de Bertolínia, um projeto com  2,263 m² de área construída e um investimento orçado em cerca de R$ 9 milhões, que deve  beneficiar mais de 250 crianças da região.

A obra iniciou no primeiro semestre de 2023 e o Instituto segue buscando parcerias para a conclusão desse importante projeto que tem como pilar a responsabilidade social da região.

O projeto da Clínica Escola Apae está orçado em R$ 9 milhões – Foto: Reprodução

Clínica Escola APAE

A Clínica Escola APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), é a primeira grande obra do Instituto Cultivar Progresso. Em uma visita à instituição, a cofundadora do Grupo Progresso. Ani Sanders, se sensibilizou e viu a necessidade de investir em melhorias estruturais da APAE de Bertolínia. Periodicamente, o Instituto Cultivar Progresso passou a doar cestas básicas para as famílias e brinquedos para as crianças assistidas pela APAE. Mas, visando à expansão e a melhoria do atendimento, o instituto conseguiu da Prefeitura Municipal a doação de um terreno e segue com o projeto de construção de uma nova sede para a APAE.

Além das ações concretas, o ICP mantém uma forte presença nas redes sociais, compartilhando seus trabalhos e conteúdos de forma transparente. Segundo Sanders, “essa é uma forma de possibilitar trocas de ideias e ampliar a presença do Instituto no Brasil e no mundo”.

A sede do Instituto Cultivar Progresso está localizada na Avenida Dom Severino, 2101 – Sala 202, Jóquei Clube, Teresina/PI.