A identidade do policial militar do Piauí preso no aeroporto de Belém do Pará foi finalmente revelada como Flávio César Moreno da Silva Júnior. Natural de Belém, ele é efetivo da Polícia Militar do Piauí. Além dele, foram presos também outro piauiense, Paulo Roberto Marinho de Loiola, e uma norte-americana identificada como Suyumi Quiroz, por suspeita de envolvimento em um caso de descaminho.
O jornalista Gil Sobreira, do GPI, teve acesso ao auto de prisão em flagrante de Flávio César, que foi detido junto com Paulo Roberto e Suyumi Quiroz na segunda-feira, 05, em Belém/PA. Eles foram interceptados pela Polícia Federal por transportarem uma grande quantidade de produtos eletrônicos, estimada em R$ 3 milhões, importados de maneira irregular, sem o devido pagamento de impostos no Brasil.
A Polícia Federal constatou que Suyumi Quiroz tinha um histórico de vinte e oito movimentações de entrada e saída do Brasil, principalmente de Miami e Fort Lauderdale, de acordo com o Sistema de Tráfego Aéreo.
Os três indivíduos detidos foram encaminhados ao presídio e responderão pelo crime de descaminho perante a Justiça brasileira.
O crime de descaminho é de ordem tributária e é definido como “iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada no País, pela saída do País ou pelo consumo de mercadoria”. É diferente do crime de contrabando, que envolve produtos proibidos.