O Ibovespa abriu na estabilidade nesta segunda-feira (29). Já às 11h30, o principal índice brasileiro, operava sem uma tendência clara, em queda de 0,36%, aos 110.501,93 pontos.
O movimento da bolsa paulista ocorre em meio a feriado nos Estados Unidos e Reino Unido, o que deve reduzir a liquidez no pregão doméstico, enquanto pesquisa Focus mostrou melhora nas projeções para o IPCA e o PIB no Brasil em 2023.
Na última sexta-feira (26), o Ibovespa fechou em alta de 0,77%, a 110.905,51 pontos, ampliando para mais de 6% a alta no mês de maio, em meio a apostas de uma antecipação dos cortes na Selic pelo Banco Central (BC).
Já o dólar iniciou o dia em leve alta frente ao real nos primeiros negócios desta segunda-feira. Às 11h30, a moeda norte-americana à vista tinha um leve avanço de 0,05%, a R$ 4,9970 na venda.
A cotação se dá pelas negociações de volumes reduzidos no exterior em dia de feriados. Investidores também digeriam o acordo para evitar um calote da dívida nos Estados Unidos.
Na noite de sábado (27), o representante do Congresso dos Estados Unidos Kevin McCarthy fez um breve pronunciamento para anunciar que houve um princípio de acordo entre a Casa Branca e os republicanos para aumentar o teto da dívida e limitar os gastos.
O texto do projeto de lei foi divulgado na noite de domingo (28). Confira aqui os principais pontos do acordo e o que está em jogo na discussão.
Na última sessão, o dólar à vista fechou o dia cotado a R$ 4,9851, com baixa de 0,99%.
O Banco Central (BC) fará neste pregão leilão de até 16 mil contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 3 de julho de 2023.
*publicado por Pedro Zanatta, da CNN, com informações da Reuters.