Move Notícias

Publicado em: 24 outubro 2023 às 15:50 | Atualizado em: 24 outubro 2023 às 15:50

Hugo Napoleão é homenageado pela OAB Nacional em evento que marca os 35 da CF/88

Além de um político notável no Piauí Hugo Napoleão também é advogado – Foto: Reprodução

O ex-senador e ex-governador do Piauí, Hugo Napoleão, foi homenageado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, em um evento que marcou os 35 anos da promulgação da Constituição Federal de 1988.

A cerimônia teve início com um discurso do advogado Marcus Vinicius Furtado Coelho, membro honorário do Conselho Federal da OAB, que destacou a presença de representantes dos Três Poderes no evento. O presidente da OAB, Beto Simonetti, enfatizou a importância da Constituição como a base dos direitos fundamentais dos cidadãos e elogiou o papel desempenhado pela Ordem durante a Assembleia Nacional Constituinte na promoção dos direitos humanos e da democracia.

O evento da OAB marcou os 35 anos da CF/88 – Foto: Reprodução

Entre os homenageados estavam o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o presidente do Supremo Tribunal Federal – STF, Luís Roberto Barroso; e o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco. A cerimônia foi organizada pela diretoria da OAB e pela Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da instituição.

Além disso, outras figuras notáveis, como o ministro decano do quinto constitucional da advocacia no Superior Tribunal de Justiça – STJ, João Otávio Noronha, o presidente do Tribunal de Contas da União – TCU, Bruno Dantas, e o advogado-geral da União, Jorge Messias, também receberam homenagens.

O ex-governador do Piauí, Hugo Napoleão foi agraciado com um busto do jurista brasileiro Ruy Barbosa como parte da homenagem.

Hugo Napoleão possui uma carreira política impressionante no Piauí. Foi por três vezes deputado federal, governador por dois mandatos (o segundo com a cassação do então governador Mão Santas), duas vezes eleito senador da República e ministro de Estado. Assumiu a pasta da Educação na gestão do presiende José Sarney e o ministério das Comunicações no governo de transição do presidente Itamar Franco.