Por Douglas Ferreira
Desde que foi anunciada no final do ano passado a venda da nova mini Hilux na Tailândia, com preço final ao consumidor de R$ 64 mil, os brasileiros passaram a viver uma ansiedade crescente pela chegada desse modelo ao Brasil. A Hilux Champ promete a robustez típica da Toyota Hilux a um preço que não é apenas competitivo, mas acessível para a maioria dos cidadãos comuns, bem como para micro, pequenos e médios empresários, dado seu caráter de veículo utilitário. p
Mas por que a montadora decidiu lançar um produto tão acessível? Quem é o público-alvo deste veículo? E por que ainda não chegou ao Brasil? Entenda mais: Toyota revela pick up custando 64 Mil; Conheça a nova “Mini Hilux”.
Ainda não oficializada no Brasil, a Hilux Champ foi desenvolvida para ser uma opção mais acessível no segmento de picapes. No mercado tailandês, ela é oferecida por preços que variam de R$ 64 mil a R$ 80,5 mil, após conversão direta.
O que sabemos sobre o preço da Hilux Champ no Brasil?
Embora sua introdução no mercado nacional ainda esteja sob sigilo, especula-se que o preço da Hilux Champ possa rondar os R$ 100 mil no Brasil, um valor muito abaixo dos mais de R$ 219 mil cobrados pelo modelo tradicional da Hilux. Este preço mais acessível tem potencial para atrair um público mais amplo, especialmente aqueles que buscam uma opção viável para trabalho pesado.
A Hilux Champ é a materialização do conceito Toyota IMV 0, sendo construída utilizando a plataforma TNGA-C. Apresenta dimensões generosas e uma capacidade de carga de até 1.000 kg. Além disso, oferece opções de motorização, compreendendo um motor 2.4 turbodiesel de 150 cv e outro 2.7 turbo a gasolina com 166 cv, presentes na Tailândia.
Para o Brasil, espera-se uma versão com motor híbrido de 199 cv e uma possível adaptação do motor 1.8, já utilizado em outros veículos da marca no país. Estas são adaptações que visam atender especificidades e expectativas do consumidor brasileiro.
Design e funcionalidades
Apesar de compartilhar o nome ‘Hilux’, a Hilux Champ apresenta um design bastante distinto do modelo tradicional, optando por um estilo mais simplista e funcional. Possui um visual robusto, com faróis redondos e grade frontal cromada. No interior, não há luxos como central multimídia ou painel digital, ressaltando seu foco em ser uma ferramenta de trabalho prática e resistente.
Essas características tornam a Hilux Champ ideal para quem necessita de um veículo de trabalho que seja econômico, especialmente em centros urbanos onde o trânsito e as exigências diárias podem dificultar o uso de veículos de maior porte.
Ainda que sua chegada no Brasil não tenha data confirmada, a compatibilidade de peças com a Hilux tradicional e a possibilidade de produção na Argentina são aspectos positivos que facilitam e tornam viável sua introdução no mercado brasileiro.
Para trabalho pesado ou como opção econômica, a Toyota Hilux Champ está se tornando popular entre brasileiros que valorizam durabilidade e economia.